quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dilma diz estar "indignada" com pedido de impeachment

A presidente Dilma Rousseff (PT) se disse "indignada" com a abertura de um processo de impeachment contra ela na Câmara dos Deputados, conforme anunciado nessa quarta-feira (2) pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara.
Ueslei Marcelino/Reuters
"Ainda hoje recebi com indignação a decisão do senhor presidente da Câmara de processar pedido impeachment contra mandato democraticamente concedido a mim pelo povo brasileiro", declarou a presidente em pronunciamento no Palácio do Planalto.
Dilma disse ainda nunca ter cometido "ato ilícito" e disse crer no arquivamento do pedido. Ela aproveitou o pronunciamento para criticar Cunha. "Não possuo contas no exterior e nem ocultei do conhecimento público a existência de bens pessoais.  Não paira contra mim nenhuma suspeita de desvio de dinheiro público", disse, em referência às investigações da Operação Lava Jato sobre Cunha, suspeito de ter ocultado contas na Suíça.
A abertura do processo de impeachment ocorre no mesmo dia em que deputados do PT anunciaram que votarão contra o peemedebista no Conselho de Ètica da Câmara, onde ele é investigado  por suposta participação no escândalo da Lava Jato. Segundo o líder do PT na Câmara, deputado  Sibá  Machado (AC), houve uma pressão externa para que os petistas votassem contra o peemedebista.  O presidente da Câmara disse ainda que não conversou "com ninguém do Planalto" e negou que seja uma retaliação. 
"Nos últimos tempos, a imprensa noticiou que haveria interesse na barganha dos votos de membros da base governista no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. Em troca, haveria o arquivamento dos pedidos de impeachment. Eu jamais aceitaria quaisquer tipos de barganha, muito menos aquelas que atentem contra o funcionamento das livres instituições democráticas deste país", disse a presidente sobre o processo contra Cunha no Conselho de Ética da Câmara. O Palácio do Planalto foi acusado de orientar os deputados do PT a votarem pela improcedência do processo contra o peemedebista.
"Não podemos deixar as conveniências abalarem a democracia e a estabilidade de nosso país", disse a presidente, que declarou ainda que é necessário "confiar em nossas instituições e no Estado Democrático de Direito".

Nenhum comentário:

Postar um comentário