sábado, 8 de dezembro de 2012

Do Território Livre: Justiça obriga União e Estado a destribuírem medicamento contra o câncer de mama

A Justiça Federal julgou procedente ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) e determinou à União e ao Estado a obrigação de distribuir gratuitamente e de forma contínua o trastuzumabe (nome comercial Herceptin), medicamento utilizado para tratamento do câncer de mama.
O remédio deverá ser disponibilizado a todos os pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) residentes no RN e que comprovem a necessidade do uso, através de receituário expedido por médico vinculado ao SUS ou aos centros de assistência de alta complexidade em oncologia.
Na sentença, a União é apontada como a responsável pelo repasse dos recursos do SUS para que o Estado adquira o fármaco e disponibilize à população por meio da Unicat. Caso não cumpram a determinação, a multa prevista para os réus é de R$ 1 mil por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário