sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Bento Fernandes: Ensino da Educação de Jovens e Adultos - EJA e as estratégias metodológicas na Escola Maria do Carmo Gomes

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo e comida
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, pessoas comendo, mesa e comida
Visando atender as necessidades do público não alfabetizado, o Brasil tem promovido políticas públicas de combate ao analfabetismo. Contudo, esse tema ainda tem sido bastante discutido devido à existência de grande quantidade de pessoas não alfabetizadas. Esse fator tem levado o governo e a sociedade a promoverem ações que visem o sucesso da alfabetização de jovens e adultos objetivando erradicar o analfabetismo no país. Também com a finalidade de combater o analfabetismo, as Nações Unidas proclamaram os anos de 2003-2021 como a década da alfabetização. Durante esse período, os esforços são para assegurar o direito das pessoas a usufruir da cultura letrada, melhorando suas condições de vida tendo uma participação efetiva junto à sociedade. Para tal, é necessário que tenha a oportunidade de fazer jus ao direito à educação, que deve ser para todos. Assim sendo, a EJA apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96) como uma modalidade de ensino, necessita cumprir suas funções: “reparadora, equalizadora e qualificadora”, pois se entende que o motivo pelo qual as pessoas ingressam na EJA é variado, mas o objetivo é comum: a busca pela garantia do direito ao pleno desenvolvimento da cidadania. Frente a este pressuposto, considera-se que as ações pedagógicas utilizadas pelos professores têm grande relevância no processo de ensino aprendizagem, visto que a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor poderá contribuir para a efetividade deste processo. 
As imagens apresentam estratégias na Escola Municipal Maria do Carmo Gomes em Bento Fernandes com a mediação da docente Hozana Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário