segunda-feira, 25 de maio de 2020

Raios e trovões marcaram as chuvas no final de semana no RN

                               
          Foto: Raphael Olivar

As chuvas marcaram o final de semana de boa parte dos municípios do Rio Grande do Norte, especialmente na faixa litorânea Leste e no Oeste. Em vários deles aconteceram as chuvas vieram acompanhadas de trovões e de raios. “Os trovões e os raios foram influenciados pela associação entre as boas condições do oceano Atlântico Sul, a alta pressão melhor localizada, com ventos de leste/sudeste sobre o litoral nordestino, além das águas mais aquecidas aqui próximo do litoral. Tudo isso, favoreceu para formação de nuvens do tipo cúmulos nimbos, responsáveis pelas descargas elétricas e trovoadas”, explicou o chefe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot.
Balanço das chuvas
O boletim pluviométrico da EMPARN registrou a ocorrência de chuvas em 99 postos de monitoramento localizados em todo o estado. As chuvas ocorreram em todas as regiões do RN com os maiores volumes registrados, por região, em Coronel Ezequiel(Agreste) com 100,2mm, São Francisco do Oeste (Oeste) com 92,8 milímetros (mm), Montanhas (Leste) com 86,6mm e Acari(Central) com 52,9mm. Em Natal choveu 78,4mm.
O boletim completo, referente ao período de sexta-feira(22) às 7h até hoje (25) no mesmo horário, pode ser acessado em emparn.rn.gov.br, clicando em Chuvas Diárias ou na aba Meteorologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário