segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Estudo em reservatórios de água beneficiará a piscicultura no RN

estudo
O governador Robinson Faria assinou na manhã desta segunda-feira (12) a ordem de serviço para realizar um estudo em 13 reservatórios de água do RN, visando a análise da capacidade para a inserção da atividade de piscicultura em tanques rede. O convênio foi firmado entre o Instituto de Gestão de Águas (Igarn), Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e a Fundação de Apoio à Pesquisa da UFRN (Funpec).
Atualmente, o Açude Umari em Upanema é o único em operação em tanques rede com licenciamento ambiental, outorgas e direitos de uso das águas. Com o estudo, será possível a liberação controlada da atividade econômica e preservação dos recursos hídricos do Rio Grande do Norte.
Robinson Faria destacou que o estudo, parado desde 2012, foi retomado agora diante da reivindicação da classe produtiva.
Os reservatórios escolhidos para o estudo foram os açudes Pataxó; Boqueirão de Parelhas; Encanto; Pajuçara; Campo Grande; Umari; Tabatinga; Prata; e Santa Cruz do Apodi; e as lagoas de Passagem dos Cavalos; Ferreira Grande; Boqueirão e Cutia. O aporte financeiro utilizado para o estudo será de cerca de R$ 400 mil, com recursos do Governo do Estado. As ações previstas para o estudo são compostas por coletas mensais de amostras de água para a realização de análises físico-químicas e hidrobiológicas durante um período de 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário