sexta-feira, 17 de agosto de 2018

RN instala câmeras de alta tecnologia para combater roubo de carros

O Diário Oficial do Estado publicou esta semana a homologação da licitação para a instalação das câmeras de alta tecnologia que vão detectar as placas de todos os veículos que circularem nas principais vias de Natal e região metropolitana. Os dados das placas serão transmitidos em tempo real através de rede de fibra ótica para os computadores de alta capacidade instalados na central do CIOSP, onde serão cruzados com bancos de dados dinâmico, de abrangência nacional, permitindo que qualquer problema detectado com a referida placa dispare alerta para as viaturas policiais presentes na região, que poderão fazer a abordagem ao veículo suspeito em questão de minutos.
A empresa ganhadora da licitação, que será responsável pela instalação do sistema de videomonitoramento, foi a INTERJATO, especialista em redes de dados. A estimativa inicial do investimento era da ordem de R$ 11 milhões, mas a disputa da licitação terminou por reduzir o valor ao patamar de R$ 7 milhões. Ao todo serão instaladas 220 câmeras, sendo 140 móveis e 80 fixas, que irão reforçar o trabalho da Segurança Pública potiguar. Os recursos do investimento são oriundos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
“Assim que o trâmite processual for concluído e a ordem de serviço for expedida, a empresa tem 120 dias para concluir a instalação das câmeras”, disse a secretária de Segurança, Sheila Freitas. Os equipamentos serão instalados em Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Parnamirim e São José de Mipibu, permitindo um controle e monitoramento urbano, como também a fiscalização da circulação de veículos e realização de eventos. Uma vez implantado, o sistema será integrado ao CIOSP.
Para o coordenador do projeto Governo Cidadão, Vagner Araújo, é mais um avanço no combate à criminalidade no Rio Grande do Norte. “O Estado está investindo em equipamentos de ponta que serão operados pelas nossas polícias, com o objetivo de ampliar as ações de prevenção aos crimes na região metropolitana de Natal”, destacou.
As câmeras móveis terão zoom de 30 vezes, cobrindo uma área de um quilômetro de raio, visualizando espaços urbanos e comércio; e outras 44 câmeras serão capazes de reconhecer placas de carros e motos e já identificar os que possuem queixas de furto e roubo instantaneamente, tanto durante o dia quanto a noite.
Além disso, as câmeras vão atuar na prevenção do crime através da identificação de veículos cadastrados como suspeitos, procurados, ou sem os motoristas habituais; terão automação no processo de identificação imediata e busca de irregularidades relacionadas à placa de veículos automotores em pontos de fiscalização como: veículos furtados, com placas clonadas ou inexistentes; veículos não licenciados; veículos com mandado de busca e apreensão; veículos de transporte coletivo clandestino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário