segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Depois de 3 anos fechada, ala de UTIs de hospital pediátrico de Natal recebe 10 leitos entregues pela governadora Fátima Bezerra

 

Já anunciados pela governadora Fátima Bezerra, os novos leitos de covid distribuídos por hospitais do Estado começaram a ser instalados nesta sexta-feira.

Fátima inaugurou 10 novos leitos de UTI no Hospital Pediátrico Maria Alice Fernandes, no Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal.

Fazendo upload: 511891 de 511891 bytes.


A unidade é referência no atendimento pediátrico de média e alta complexidade para todo o Rio Grande do Norte.

O investimento foi de R$ 5,3 milhões na reforma e ampliação, com recursos provenientes do Governo Cidadão, via empréstimo junto ao Banco Mundial, e da Secretaria de Saúde do Estado.

A UTI foi nomeada “Maria de Fátima Martins de Araújo”, enfermeira dedicada da unidade há 20 anos.

A nova ala é exclusiva para o tratamento da Covid-19.

Os leitos de UTI do hospital estavam fechados há 3 anos, e na atual gestão estão sendo reabertos, reformados e ampliados.

“A gente entregando hoje esses dez leitos de UTI, que se somarão a mais 20 leitos de UTI neonatal que vamos entregar também, significa respeito e compromisso com a vida do povo do Rio Grande do Norte. Não podíamos ficar indiferentes à situação das UTIs fechadas. Hoje, na condição de governadora, quero dizer que valeu o sonho e a luta”, disse Fátima Bezerra.

A obra está 100% concluída e abrange a construção de um bloco para implantação das UTIs Pediátrica e Neonatal. Na sequência, serão reabertos mais 20 novos leitos de UTI Neonatal. A contratação de profissionais, especialmente de médicos neonatologistas está em trâmite para colocar os demais leitos para funcionar.

“O estado do Rio Grande do Norte vivenciou por muito tempo a judicialização por leitos de UTI. Hoje o governo estadual investe em estrutura e equipamentos, também em contratação de pessoal e qualificação constante. Apostamos que é possível ser diferente, pois é um governo que tem um olhar diferenciado para o nosso SUS-RN”, disse a secretária-adjunta de Saúde Pública, Maura Sobreira.

“As crianças com Covid-19 ou suspeitas de estarem com a doença e que precisavam da saúde pública estavam totalmente desassistidas. Agora, com os investimentos do Governo, temos como cuidar destes casos com uma equipe aguerrida e em um local totalmente adequado e moderno”, disse a diretora geral do hospital, Suyame Ricarte.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário