quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em Natal Disputa de ex-aliados da Prefeita Micarla de Sousa(PV)

Do Valor
Uma disputa entre ex-aliados. A eleição à sucessão de Micarla de Sousa (PV) na Prefeitura de Natal é um embate entre candidatos que há pouco estiveram sob o mesmo guarda-chuva partidário, em que a prefeita, hoje alvejada por todos os postulantes, também foi abrigada.
A busca por um quinhão partidário para chamar de seu levou Carlos Eduardo Alves (PDT), Hermano Morais (PMDB) e Rogério Marinho (PSDB), unidos no PSB até 2005, a buscarem novos espaços no quadro político local.
Líder nas pesquisas de intenção de voto, com possibilidade de liquidar a disputa já em primeiro turno, Carlos Eduardo foi o último prefeito de Natal antes de Micarla, sua vice quando de sua reeleição em 2004. À época, ele havia deixado há pouco tempo o PMDB, capitaneado no Rio Grande do Norte por seus primos Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência, e Henrique EduardoAlves, deputado federal e líder do PMDB na Câmara, para se juntar ao PSB de Wilma. A cisão provocou um racha na família Alves que tem alimentado a campanha de 2012.
Fiadores da campanha de Hermano Morais, Garibaldi e Henrique afirmam ter a tradicional família potiguar a seu lado, enquanto Carlos Eduardo advoga tê-los consigo. Quem tem tirado vantagem da celeuma é Hermano, 2º colocado nas pesquisas. Recentemente, Carlos Eduardo levou à sua propaganda eleitoral depoimento em que dizia que o ex-governador Aluísio Alves, falecido em 2006 e pai de Henrique Alves, fora o político mais importante do Estado, numa estratégia que visava minimizar o apoio dos primos ao concorrente. “Foi oportunismo. Ele deixou o partido pela porta dos fundos para atender ao desejo da ex-governadora Wilma de Faria [PSB] de concorrer ao governo e ele assumir a prefeitura”, afirma Hermano.
Hoje no PDT, Carlos Eduardo fala sem pudores que deixou as siglas porque desejava o comando partidário. “Procurei um partido em que me sentisse bem ideologicamente e que o comandasse. O PMDB tem dono”, diz o hoje presidente estadual da legenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário