segunda-feira, 17 de junho de 2013

Após 16 anos, o rebanho Potiguar está livre da aftosa, o decreto de área livre foi dado pelo Ministro da Agricultura, Antonio Andrade,

Após 16 anos, o rebanho Potiguar está livre da aftosa, o decreto de área livre foi dado pelo Ministro da Agricultura, Antonio Andrade, em Natal. A novidade para a agropecuária e economia do RN foi anunciada pela governadora Rosalba Ciarlini na manhã da segunda-feira (03), dia do lançamento da 1ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Associação Norte-Rio-Grandense de Criadores - Anorc. O lançamento contou com a participação do secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Junior Teixeira, e do presidente da Anorc, Marcos Aurélio Sá.
O novo status sanitário garantirá ao RN mais facilidade para a comercialização de produtos e animais, tanto no mercado nacional, quanto no internacional. Além disso, também abre as portas para a participação do estado em grandes feiras e exposições, realizadas em todo Brasil, sem a necessidade de submeter os animais às quarentenas, de elevado custo, que muitas vezes inviabilizavam as exportações especialmente dos animais de genética elevada. 
O secretário da Sape, Junior Teixeira, esclarece que, até agora, os criadores potiguares acumulavam prejuízos com os impedimentos legais impostos às zonas de risco médio para a febre aftosa, antigo status do estado. “A reclassificação do RN representa a garantia da sanidade do nosso rebanho e o fortalecimento de todo sistema de defesa do estado, significando um grande impulso econômico para o segmento agropecuário”, afirmou o Secretário. 
A Governadora disse que a conquista do novo status será um marco para o governo estadual: "Esse foi um trabalho realizado com muita seriedade e em conjunto com os criadores, por isso é importante que todos continuem fazendo a sua parte", destacou Rosalba. Ainda segundo ela, existe também uma preocupação do Governo Estadual para realizar ações de recuperação de parte do rebanho dizimado pela seca: "Vamos recadastrar e continuar vacinando nosso gado e junto com os criadores vamos desenvolver um importante trabalho para tentar minimizar os prejuízos da pecuária potiguar".
Durante o processo de verificação foram feitas visitas de monitoramento a algumas propriedades selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com base na movimentação de trânsito. Foram analisadas 4.301 amostras de sangue de bovinos e 1.980 amostras de pequenos ruminantes.
Este ano, a meta da campanha, que segue até o dia 30 de junho, é ampliar o índice vacinal de 80% para 90%, condição imposta pelo MAPA para a manutenção do status. 
Também Durante a solenidade de lançamento da 1ª Etapa de Vacinação contra a Febre Aftosa, a Governadora entregou 42 novos veículos ao Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN). Os carros foram adquiridos por meio de um contrato de repasse celebrado entre o MDA, Caixa Econômica e Emater-RN no valor aproximado de R$ 1 milhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário