sábado, 31 de outubro de 2015

Ciclo Dialógico: Dr. Emanuel Palhano, Profª Joicy Galvão e o Profº Geraldo Freire proferem diálogo inerente ao Projeto de Extensão In Campus João Câmara

Ciclo Dialógico 
A coordenação do projeto de extensão INcampus IFRN Campus João Câmara está sob a responsabilidade de Éliton Costa - antropólogo e técnico tradutor da Língua brasileira de sinais - LIBRAS, do Professor Francêsco Lopes - Biologia e da Professora Joicy Galvão - Sociologia coodernaram o 2º Ciclo Dialógico com público significativo no auditório do Campus IFRN João Câmara..
Dr. Emanuel Palhano - Advogado  do CRDH-UFRN
O advogado do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, Dr. Emanuel Palhano, iniciou uma discussão com a platéia sobre papéis de gênero, desconstruindo o conceito de que ser homem ou ser mulher é um fato natural. Afirmou que, ao contrário, são papéis construídos pela sociedade e que são reproduzidos por todos, como se natural fosse.
O debate avançou para as questões inerentes à diversidade sexual, demonstrando as variantes de orientação sexual e as imposições de uma sociedade pautada no conceito da heteronormatividade compulsória.
O debate contou com ampla participação do público presente, que lotou o auditório do IFRN João Câmara durante todo o evento.
Por fim, o debatedor trouxe para discussão casos de seu escritório, em que violações aos direitos das mulheres e dos homossexuais foram praticados, apresentando também dados quantitativos sobre as referidas violações. 

Profª Joicy Galvão - Área sociologia Campus IFRN
Joicy Galvão Fernandes, professora de Sociologia do IFRN Campus João Câmara participou do diálogo sobre a temática de gênero apresentando algumas experiências realizadas no âmbito do ensino de sua disciplina no campus a partir das quais foi criado um espaço de discussão e reflexão acerva das diversas práticas de preconceito e opressão vivenciadas no cotidiano por inúmeras pessoas, como por exemplo, vítimas do machismo e da homofobia e transfobia. O Seminário "Discutindo Opressões" realizado em parceira com o também professor de Sociologia Gustavo Whately trouxe para o cotidiano da sala de aula temáticas urgentes. A violência cotidiana vivenciada por mulheres, gays, transsexuais, negros, pessoas com deficiência, entre outros, deve ser combatida, é uma questão de direitos humanos e cidadania. Todo cidadão deve estar preparado para conviver com a diversidade, é um pressuposto fundamental para a vida em sociedade. A experiência compartilhada no evento foi muito produtiva entre alunos e alguns resultados do seminário foram apresentados no evento como exemplo de que é possível trabalhar em sala de aula com essas discussões. Quando a escola aborda esses temas elas está efetivamente cumprindo o seu retorno papel na sociedade, como agência formadora dos cidadãos em uma sociedade democrática.

Geraldo Freire
O psicanalista e prof. mestre Geraldo Freire, professor do IFRN Campus Lajes, iniciou sua fala ressaltando um pouco a sua experiência em sala de aula com relação às questões de gênero, expondo que apesar de tudo a juventude atual convive melhor com as diferenças de gênero. Em seguida começou a dar algumas explicações sobre a visão da psicanálise sobre o gênero, questionando, logo de início, se de fato existe uma teoria do gênero para Freud. Explicou que para entender o que define o gênero no ser humano, segundo a psicanálise, é necessário antes entender as diferenças entre as estruturas psíquicas, como a neurose, a psicose e a perversão. Destacou também a importância de compreendermos as noções de ‘Complexo de Castração’ e ‘Complexo de Édipo’, que são fundamentais na compreensão de gênero na psicanálise. O público ouviu atentamente e entre uma fala a outra fizeram perguntas de suma importância, sempre intercalando às suas experiências pessoais e profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário