segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Bento Fernandes: Secretaria de Saúde em ação conjunta com a Equipe de Endemias promovem ação de sensibilização

Na manhã desta segunda-feira(30/01) o especialista Carlos Eduardo(veterinário) concedeu uma entevista ao Programa de Rádio Carlos Silva e o povo no rádio na emissora 89 Fm de João Câmara. Na sua abordagem Carlos Eduardo fez referência da ação conjunta envolvendo vários profissionais da saúde, com ênfase á Equipe de Endemias que faz a visita e busca de cães com os sintomas da doença Leishmaniose ou Calazar. No entanto, buscou enfatizar a sensibilização das famílias para ajudar a equipe, pois, os danos  e os riscos são para os próprios seres humanos que estejam em convívio com o animal contaminado.  

Leishmaniose  ou calazar.
 
Definições

Este protozoário é um parasita intracelular de macrófagos, uma célula do sistema imunológico do organismo, que atinge homens, cães e muitos animais silvestres.Ocorrem 2 tipos de Leishmaniose: cutânea e visceral.Os vetores são flebotomíneos (insetos) hematófagos, mosquito palha e birigui.
Ciclo
De uma forma bastante simplificada, o inseto pica o hospedeiro e ingere uma forma de protozoário. No interior do inseto, esta forma se desenvolve, migrando para a proboscida (boca) do inseto que inocula em um novo hospedeiro, havendo um desenvolvimento de outro tipo de forma no interior dos macrófagos.

Patogenia
Os macrófagos encontram-se em vários tecidos do organismo.O sistema imunológico do animal, através das células (linfócitos) vai tentar isolar e destruir as células infectadas, ocorrendo a recuperação e imunidade do animal. No entanto, ocorrem muitos casos em que o organismo não consegue debelar o microorganismo, ocorrendo infecção crônica.O animal passa a apresentar uma dilatação crônica em baço, fígado e linfonodos com lesões cutâneas permanentes.O grande problema é que os sintomas nos cães podem levar muitos meses para aparecerem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário