terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Política: Base aliada divulga nota pela unidade para RN "aproveitar oportunidade histórica"


Os presidentes e líderes de partidos que integram a base de apoio da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) divulgaram uma nota na qual na manhã de hoje (26), na qual assumem o compromisso de garantir a unidade para que o Estado  aproveite plenamente a "oportunidade histórica" criada com a presença de potiguares em funções relevantes na política nacional (Congresso Nacional, Executivo e legendas partidárias). A nota foi divulgada horas depois do encontro, em Brasília, que teve a participação da governadora, do secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Augusto Rosado (DEM), do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB), do ministro Garibaldi Filho (PMDB), do presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), do senador José Agripino (DEM), do deputado Betinho Rosado (DEM), e do deputado João Maia (PR).

A reunião foi na noite desta segunda-feira (25), na residência do presidente da Câmara. O encontro começou por volta das 20 horas e prosseguiu até mais de meia-noite. A articulação da reunião se deu após uma série de reclamações dos aliados com a falta de diálogo do Governo. No encerramento da conversa, na noite de ontem, os presidentes e líderes dos partidos que participaram reunião decidiram divulgar o texto, o que foi feito na manhã desta terça-feira. Os termos não falam em aliança partidária, mas sim em manter a unidade para que o Rio Grande do Norte possa garantir conquistas ao desenvolvimento do Estado. 

A nota divulgada hoje lembra que "em nenhum outro momento de nossa história recente, tantos potiguares ocuparam funções cuja importância pudesse determinar mudanças estruturantes no processo de desenvolvimento do Rio Grande do Norte". O segundo item, afirma que estão comprometidos com esse avaliação o ministro Garibaldi Filho (PMDB), o presidente da Câmara, o presidente nacional do Democratas, José Agripino, o deputado João Maia e deputado Ricardo Motta.

"Entendem que a união desses partidos e desses líderes se impõe para garantir a concretização dos sonhos e das esperanças do Rio Grande do Norte. Neste sentido, ficou decidido que todos os esforços políticos serão feitos em Brasília e em nosso Estado para que, efetivadas as adequações administrativas que se recomendem, o Governo Rosalba Ciarlini e o Rio Grande do Norte se beneficiem dessa oportunidade histórica", destaca o os parlamentares e políticos que assinam o documento.

"A governadora Rosalba Ciarlini, por manifestação explícita, como é de sua formação democrática, aplaude a atitude dos partidos aliados. Ela determina-se às referidas adequações, por entender que, ao mesmo tempo em que otimiza a eficácia das ações governamentais, se garante o compromisso político desses partidos com o desenvolvimento do Rio Grande do Norte". E destacam:  "Essas ideias serão levadas a todos os demais partidos que queiram caminhar no mesmo compromisso com o presente e o futuro do Rio Grande do Norte".

A nota - assinada por Garibaldi Alves Filho, Henrique Eduardo Alves, José Agripino, João Maia e Ricardo Motta -  não faz uma defesa enfática do Governo estadual nem confirma o otimismo que Rosalba Ciarlini procurou demonstrar na leitura da mensagem anual à Assembleia. Também não trata de alianças ou perspectivas para 2014, ano no qual estarão em disputa o Governo do Estado, com possibilidade de candidatura à reeleição de Rosalba, uma vaga para o RN no Senado, oito de deputado federal e as cadeiras da Assembleia Legislativa.

Confira a nota na íntegra no Panorama Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário