quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Bento Fernandes: Projeto Segunda Água garante a produção de alimentos para agricultores familiares na região agreste


Desde o início do ano de 2013, o agricultor familiar José Silvino da Silva e sua mulher Maria de Fátima Xavier da Silva não enfrentam problemas para a produção de alimentos, mesmo com a estiagem que castiga a região do semiárido, há mais de quatro anos. Eles são proprietários de um lote de terra com 15 mil metros quadrados no “Assentamento Terra, Trabalho e Liberdade”, na área rural do município de Bento Fernandes, na região agreste potiguar. No local existe uma barragem subterrânea construída em novembro de 2012, onde são cultivadas várias espécies de árvores frutíferas e uma horta agroecológica.
O sistema agroecológico construído naquele lote de terra é uma das ações do Projeto Segunda Água, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, através da Emater-RN, e prefeitura municipal. Para que a barragem, construída no leito do riacho Carnaúba, fosse produtiva seria necessária a existência de água. Por isso, foi construído um poço que fornece água para irrigação do pomar e da horta. Outras tecnologias foram adaptadas ao sistema, como renques e barramentos assoreadores para evitar a erosão no leito e margens do rio.
O trabalho de assistência técnica é de responsabilidade do extensionista rural da Emater-RN, em Bento Fernandes, Hugo Felipe da Costa. A coordenação é do extensionista rural da instituição, Moacir Santos. Para a construção da barragem cada instituição parceira deu a sua contribuição. O Governo do Estado participa com o financiamento, além da assistência técnica da Emater-RN. A prefeitura municipal forneceu o maquinário, a escavação e a lona.
Cultivo e produção – Mesmo ocupando uma área de apenas 54m de largura por 75m de comprimento a produção de alimentos é constante e tem melhorado o cardápio da família, reconhecem os agricultores familiares. Sobre a barragem subterrânea, no leito do riacho, é cultivada uma horta e um pequeno roçado, onde, diariamente, José Silvino e Maria de Fátima Xavier, colhem verduras (coentro, cebolinha, alface) e legumes (tomate, pimentão), além de batata doce, jerimum, macaxeira e milho. “Deixamos de comprar muitos alimentos e temos nossas refeições garantidas”, reconhece o casal afirmando que, dos doze filhos, sete moram eles.
Tudo que sabemos hoje sobre o manejo dessas culturas aprendemos com a Emater-RN, ressalta o casal de agricultores familiares, mostrando o pomar e o roçado nas duas margens do riacho. A quantidade de fruteiras é pequena, mas suficiente para as necessidades da família. Mamoeiros, mangueiras, cajueiros, bananeiras, goiabeiras e cana são algumas das espécies cultivadas. Além de alguns pés de milho.
Ao serem procurados pela equipe de extensionistas rurais da Emater-RN, no ano de 2012, os proprietários dos 65 lotes do assentamento demonstraram resistência ao sucesso do projeto. Depois de verem o êxito alcançado por José Silvino, mudaram de ideia e solicitaram a implantação desse sistema agroecológico em suas propriedades.
Por isso, a Emater-RN e prefeitura municipal realizarão, em data a ser agendada, um Dia de Campo utilizando a barragem produtiva como uma Unidade Técnica Demonstrativa (UTD) com aulas teóricas e práticas. Atualmente, no município de Bento Fernandes existem em funcionamento 16 sistemas agroecológicos implantados em assentamentos de duas comunidades rurais.
Fotos: Assecom Emater-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário