sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Papa adverte sobre obsessão de jovens em receber “curtidas” na internet



 Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil/Arquivo

O papa Francisco publicou nesta quinta-feira (22) sua mensagem para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2018 e advertiu sobre o atual medo que os jovens têm de não serem aceitos pelo que são e que muitos estão se tornando obsessivos em receber “curtidas” nas redes sociais. A informação é da EFE.
A Igreja Católica realizará a JMJ em nível diocesano em 25 de março, e a mensagem publicada hoje é um “passo a mais no processo de preparação para a JMJ do Panamá, que se realizará em janeiro de 2019”, escreveu o papa. Ele disse que atualmente muitos jovens se sentem atingidos por receios e que em muitos “existe um profundo medo de não serem amado e queridos pelo que são”.
“Muitos jovens fazem continuamente ‘photoshop’ das suas imagens, escondendo-se por trás de máscaras e identidades falsas, chegando quase a tornar-se, eles próprios, um ‘fake’, uma identidade falsa”, alertou o sumo pontífice.
O papa, que costuma usar uma linguagem coloquial e moderna quando fala com os jovens, disse ainda que “muitos têm a obsessão de receber o maior número possível de ‘likes’ (curtidas). E desta sensação de desajustamento, surgem muitos medos e incertezas”.
Para Francisco, os jovens temem não conseguir encontrar uma segurança afetiva e “frente à precariedade do trabalho”, muitos têm medo a não alcançar uma situação profissional satisfatória e não cumprir os seus sonhos. Como ajuda para os momentos de “dúvida e medo”, ele propôe o “discernimento para colocar em ordem os pensamentos e sentimentos e atuar de maneira justa e prudente” e assim ” não perder tempo e energias com fantasmas sem rosto nem consistência”.
“Não deixeis, queridos jovens, que os fulgores da juventude se apaguem na escuridão duma sala fechada, onde a única janela para olhar o mundo seja a do computador e do smartphone”, aconselhou. O pontífice concluiu a sua mensagem dizendo que a JMJ “é para os corajosos” e ” não para jovens que só buscam comodidade, recuando à vista das dificuldades”.
“Aceitam o desafio?”, perguntou Francisco.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário