quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MAIS RIACHUELO: FOTOS E MARCAS HISTÓRICAS

"Foi nos idos de 1866, com o início de um povoamento, numa rica fazenda de criação de gado e com  muitas lavouras, de propriedade de Manuel Severiano de Macedo, que nasceu um povoado, no município de São Gonçalo do Amarante com o nome de Riachuelo, em homenagem à famosa batalha naval   (Batalha de Riachuelo) a qual o fundador do povoado havia participado como combatente e voluntário da pátria.

"Em 1898, o povoado começava a se consolidar, mais precisamente, com a construção da capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa de Manuel Severiano de Macedo. Como tantos outros municípios, fundados em torno de uma Capela da Religião predominante na época.” Hoje, vivemos outros tempos, onde a fé não se resume a uma só crença.

"Foi através da produção do algodão, da criação de gado e da fabricação de queijo que Riachuelo começou a progredir. No ano de 1943, passou a pertencer a São Paulo do Potengi, desmembrando-se no dia 20 de dezembro de 1963, pela Lei n° 3.018. Com a conquista de sua emancipação política, Riachuelo passou a ser um novo município potiguar."
 Logo, 20 de dezembro de 1963 é para Riachuelo uma data histórica, que deveria ser muito bem comemorada. A administração atual, no entanto, faz essa data passar desapercebida.
Ora, ao viajarmos pelo tempo, descobrimos que Riachuelo tem um passado, que começou em 1898, tendo o seu ponto culminante, de emancipação política, em 1963.
 Então, Hoje 20 de dezembro de 2011, Riachuelo está comemorando 48 anos de Emancipação Política. Em outros tempos, em outra Administração havia festa nessa data. Um bolo quilométrico, desfiles, apresentações culturais, sorteio de brindes, mas agora não existe nada disso. Muitos dos jovens da cidade parecem não saber dessa importante data, já que há sete anos não há comemoração alguma.


 A Cidade tem ainda potencial para ser muito atrativa, mas não tem alguém, que esteja no poder público, com a mínima criatividade e inteligência para aproveitar o seu potencial.
Nossa cidade já foi uma grande produtora de algodão. Foi conhecida, em nível nacional, como a Terra do Queijo. Hoje, a fama do melhor queijo limita-se ao comércio local.
Trata-se de uma cidade muito bem localizada, por onde passa uma Rodovia Federal, a 304, que dá acesso a Mossoró e Fortaleza e, desse modo, poderia ser muito bem divulgada e conter atrativos turísticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário