domingo, 27 de fevereiro de 2022

Maior aeronave do mundo, Antonov-225 Mriya, é destruída em ataque russo na Ucrânia

                         

           Foto: LARSKE – WIKIMEDIA COMMONS

 

Além da perda de vidas humanas, a ação militar da Rússia sobre a Ucrânia causa uma enorme tragédia para a aviação. Como resultado do segundo ataque aéreo das tropas russas no aeroporto Hostomel (Gostomel), perto de Kiev, a maior aeronave do mundo, o Antonov Mriya An-225, foi destruída. Fabricante diz que restauração custaria mais de US$ 3 bilhões e levaria muito tempo.

A confirmação foi feita pelo Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia Dmytro Kuleba em uma rede social.

A empresa Antonov havia dito que o An-225 ainda estava intacto há 2 dias, em 25 de fevereiro de 2022, após o primeiro ataque russo.

Apenas um modelo do AN-25 foi construído. O avião foi apelidado de  Mriya, “sonho”, em português. E tinha um simbolismo enorme entre aeronautas e entusiastas da aviação.

Por onde pousasse, o avião arrastava grupos de entusiastas que se mobilizavam para registrar o pouso do gigante da aviação.

Ironia do destino, a aeronave foi desenvolvida pela Ucrânia no final da década de 80 para dar suporte logístico ao programa espacial soviético.

O AN-225 transportou o ônibus espacial russo Buran,  primeiro avião espacial a ser produzido como parte do programa soviético/russo. Buran significa “tempestade de neve”. Em novembro último a espaçonave foi flagrada em um hangar próximo a Baikonur, no Cazaquistão, em situação de abandono.

O Antonov AN-225S tinha uma utilidade ímpar no transporte mundial de cargas, uma vez que só ele reunia condições de transportar certos carrregamentos, devido ao seu tamanho.

O avião estratégico de transporte aéreo de carga foi projetado pelo Antonov Design Bureau no SSR ucraniano dentro União Soviética durante a década de 1980. Depois de cumprir com sucesso suas missões militares soviéticas, foi desativado por oito anos. Depois disso foi remodelado e reintroduzido em operação comercial com a Antonov Airlines , transportando cargas úteis de grandes dimensões.

Como uma aeronave superdimensionada, o Antonov An-225 Mriya detinha vários registros únicos que o incluía como a aeronave mais pesada já construída e maior envergadura de qualquer aeronave em serviço operacional. Outros recordes mantidos pelo AN-225 foram relacionados à carga em termos de peso e comprimento, pois tinha capacidade para transportar até 640 toneladas (705 toneladas curtas). O AN-225 atraiu um alto grau de interesse do público, tanto que conseguiu alcançar um seguimento global devido ao seu tamanho e sua singularidade. As pessoas frequentemente visitavam os aeroportos para ver suas chegadas e partidas programadas.

O AN-225 esteve no Brasil em fevereiro de 2010 e em novembro de 2016. Acompanhe no vídeo abaixo o registro feito por Sergio Mazzi, no YouTube, quando o gigante de 6 motores pousou no aeroporto de Viracopos.

Com informações de R7 e g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário