terça-feira, 26 de julho de 2022

Senador Jean e governadora Fátima dialogam com embaixada da França para firmar parcerias em projetos no RN

 Pode ser uma imagem de 13 pessoas e pessoas em pé

O Senador Jean (PT-RN), a governadora Fátima Bezerra (PT-RN) e auxiliares do governo se reuniram com a embaixadora da França, Brigitte Collet, e a comitiva dela para tratar de parcerias entre o país francês em projetos no Rio Grande do Norte. O encontro ocorreu em Natal, no Centro Administrativo, nesta segunda-feira (25). 

Durante a reunião, Brigitte Collet, Fátima Bezerra e o Senador Jean dialogaram sobre energia, desenvolvimento econômico, educação e cultura. Jean falou à embaixadora da importância de estabelecer parcerias entre a França e o Rio Grande do Norte para projetos estruturantes no estado potiguar.

Um deles é o apoio às empresas francesas de energias renováveis que atuam no RN. “Essas empresas têm investido bilhões no nosso estado, importantíssimo para o desenvolvimento do RN”, declarou o parlamentar. 

A visita de Brigitte Collet reforça o compromisso da realização desse intercâmbio, inicialmente pensado em 2019 na ocasião da visita dos governadores que compõem o Consórcio Nordeste a Paris. 

Além das parcerias no setor de energia, também há a ideia de estabelecer acordos para a promoção de mobilidade urbana sustentável em médias e pequenas cidades potiguares. “Falamos também de infraestrutura e logística, integração dos modais rodoviário e ferroviário, portos e aeroporto”, acrescentou Jean.

A governadora Fátima mostrou interesse, principalmente, na proposta de relação entre instituições de ensino francesas com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e os IERNs, institutos de educação tecnológica que estão sendo construídos pela gestão da governadora. “Isso é muito importante para a educação do nosso estado”, frisou a chefe do Poder Executivo.

Além desses, foi relembrado também o acordo que está em curso com a agência francesa de desenvolvimento, nas áreas de aquicultura, pesca e maricultura. “É um financiamento que já está sendo avaliado e que pode  também ser estendido para a área urbana”, disse o Senador Jean.

Cultura e história

Durante a reunião, também foi abordado o tema da cultura e as relações históricas da França com o estado potiguar. “Assim como na França, estimulamos aqui as casas de cultura, que pegamos esquecidas da gestão anterior. Além disso, o voo do nosso Augusto Severo em Paris, a passagem de Jean Mermoz por Natal. Nossos países estão ligados pela história”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

“A história da França passa pelo Rio Grande do Norte”, complementou o Senador Jean. A embaixadora Brigitte Collet reforçou as falas da governadora e do senador e firmou compromisso para colocar em prática os intercâmbios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário