terça-feira, 19 de maio de 2015

Poeta e bibliotecário do Câmpus VIII da UEPB lança livro em escola do Rio Grande do Norte

A convite do projeto “Parnamirim: um rio que flui para o mar da leitura”, o poeta e bibliotecário Andrelino da Silva, do Câmpus VIII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado em Araruna, vai lançar no próximo dia 27 de maio o livro “Conhecendo os nomes das cidades do Rio Grande do Norte em um conto”.
O lançamento oficial acontece na Escola Municipal Maria Francinete, em Parnamirim (RN), e contará com a participação de aproximadamente 80 professores da rede municipal que atuam como mediadores de leitura nas bibliotecas escolares do município. O livro tem uma forma inovadora na abordagem e apresenta os nomes das 167 cidades que compõe o Estado potiguar, escrito com recursos linguísticos que valorizam a linguagem regional.
O conto traz também um estudo quantitativo sobre as classes as quais os nomes pertencem, como por exemplo nomes em homenagem a pessoas, santos, recursos naturais e os que derivam da língua indígena, além de apresentar os nomes atuais e os anteriores que as cidades já tiveram.
“Parnamirim: um rio que flui para o mar da leitura”, em parceria com a Biblioteca Municipal Rômulo Wanderley, congrega 46 escolas de Ensino Fundamental l e ll do município, e garante a política de formação de leitores, bem como oficializa a função dos profissionais mediadores.
A ação tem por finalidade a formação de leitores e o hábito da leitura por meio de iniciativas como saraus, atos literários, fóruns, seminários, feiras literárias e outras ações congêneres, envolvendo a comunidade de forma que seja democratizado o livro para todas as pessoas, tendo como parceiro o Instituto de Desenvolvimento da Educação e o Instituto C&A.

Texto: Greisson Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário