domingo, 9 de julho de 2017

Bento Fernandes: Alimentação Escolar um direito do aluno e dever do município é cumprido por Júnior Marques e Equipe

A imagem pode conter: 4 pessoas, comida e área interna
A imagem pode conter: 2 pessoas
A Prefeitura de Bento Fernandes através de seu gestor Junior Marques, Secretário de Educação Jacson Dantas e a Profissional de Nutrição Acydália Freire reafirma sua responsabilidade em assegurar o direito a alimentação escolar dos alunos.
" Atualmente sabemos que muitas mães trabalham fora. Com isso, é claro que a alimentação em casa passou a ter uma característica de pratos rápidos e fáceis de preparar. Mas essa não é a única mudança na rotina atual. As crianças passam mais tempo fora de casa com atividades extra-curriculares e com isso vem a preocupação: será que neste ritmo é possível a criança comer todos os nutrientes necessários para o crescimento?
A resposta pode ser sim ou não dependendo da parceria que existe entre a família e escola. Muitas escolas oferecem almoço, o que tranquiliza os pais. Mas de nada adianta a escola oferecer um cardápio correto no papel se na prática as crianças rejeitam as opções oferecidas. É neste momento que se faz necessário um trabalho de educação nutricional junto com o profissional Nutricionista.
No currículo escolar do ensino infantil e fundamental é possível encontrar os conceitos da alimentação saudável. Mas minha experiência confirma que ver no livro e não ver na prática não traz melhoras no hábito alimentar. O trabalho deve ser iniciado desde o primeiro ano escolar. Precisa existir contato com o alimento, saber de onde ele vem, a função, conhecer o cheiro, a aparência, fazer com que as crianças criem o interesse pela descoberta do novo, queiram participar efetivamente de uma aula de culinária, tenham interesse de experimentar aquilo que viram no livro. A presença do profissional Nutricionista na escola é essencial para despertar o interesse pelo alimento. É a prática do conceito ensinado pelo professor na sala de aula".

Nenhum comentário:

Postar um comentário