Visando atender as necessidades do público não alfabetizado, o Brasil tem promovido
políticas públicas de combate ao analfabetismo. Contudo, esse tema ainda tem sido bastante
discutido devido à existência de grande quantidade de pessoas não alfabetizadas. Esse fator
tem levado o governo e a sociedade a promoverem ações que visem o sucesso da
alfabetização de jovens e adultos objetivando erradicar o analfabetismo no país.
Também com a finalidade de combater o analfabetismo, as Nações Unidas
proclamaram os anos de 2003-2021
como a década da alfabetização. Durante esse período,
os esforços são para assegurar o direito das pessoas a usufruir da cultura letrada, melhorando
suas condições de vida tendo uma participação efetiva junto à sociedade. Para tal, é necessário
que tenha a oportunidade de fazer jus ao direito à educação, que deve ser para todos.
Assim sendo, a EJA apresentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN nº 9394/96) como uma modalidade de ensino, necessita cumprir suas funções:
“reparadora, equalizadora e qualificadora”, pois se entende que o motivo pelo qual as pessoas
ingressam na EJA é variado, mas o objetivo é comum: a busca pela garantia do direito ao
pleno desenvolvimento da cidadania. Frente a este pressuposto, considera-se que as ações
pedagógicas utilizadas pelos professores têm grande relevância no processo de ensino aprendizagem,
visto que a metodologia de ensino desenvolvida pelo professor poderá
contribuir para a efetividade deste processo.
As imagens apresentam estratégias na Escola Municipal Maria do Carmo Gomes em Bento Fernandes com a mediação da docente Hozana Oliveira.
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