segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Igrejas católicas de Natal (RN) reabrem hoje (10) e missas presenciais serão retomadas sábado

A partir desta segunda-feira, 10 de agosto, as igrejas  no território da Arquidiocese de Natal (RN) podem ser reabertas, após mais de quatro meses fechadas, devido à pandemia, para que os fiéis entrem e façam suas orações individuais. O reinício das missas com a presença das pessoas (em número reduzido) acontecerá no dia 15,  nas Igrejas Matrizes, nas igrejas principais dos municípios que não são sede de paróquia, nos Santuários e nas capelas de institutos religiosos, conforme consta no Decreto 002/2020 da Província Eclesiástica de Natal (RN).

O arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha, enviou um comunicado ao clero da Arquidiocese de Natal, no último dia 3, com orientações para a reabertura, seguindo o estabelecido no Decreto da Província:

Manteremos as datas programadas no referido Decreto, porém, recordo que fica permitida a abertura naqueles dias, mas não se deve ter como uma obrigação. Apenas não se pode abrir antes da data prevista. Cada Pároco, como pastor próprio do rebanho que o Senhor lhe confiou, tendo diante de seus olhos a prioridade da vida e a defesa da dignidade humana, avalie a oportunidade, ou não, de reabrir a Igreja que está sob sua jurisdição na data prevista. Caso não se sinta seguro para fazê-lo, adie a abertura, comunicando ao Gabinete do Arcebispo os motivos que o levaram a tal decisão e a estimativa da data que fará a sua reabertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário