Espaços e Ambientes: Mediadores da Aprendizagem
Os
espaços e ambientes são elementos indispensáveis para a organização da
sala do professor, e essencialmente, da educação infantil. É importante
falar sobre essa temática, pois é relevante destacar como um subsídio,
favorecendo uma amplitude maior das aprendizagens.
Esse
diálogo tem como ideia principal permear a mudança notada em salas de
aulas, propor a organização dos espaços e ambientes com intencionalidade
pedagógica. Por exemplo, ao montar um ambiente de leitura, expor uma
diversidade de material gráfico, imagens, rótulos, embalagens, textos
diversos e dentre outros materiais. Que esse espaço torne-se propicio
para leitura, assim como mediador de múltiplas aprendizagens.
Para
ser um parceiro pedagógico promotor de desenvolvimento e aprendizagens,
a organização do espaço deve, em primeiro lugar, atender as
necessidades das crianças e constituir-se em um espaço de desafios,
descobertas e possibilidades de a criança estabelecer muitas e variadas
relações.
Mas
você professor deve está se perguntando como organizar? Parece tão
distante da nossa realidade, mas podemos ser criativos e favorecer esse
espaço com materiais presentes em nossas casas, das crianças e da
escola. O cantinho da leitura pode facilmente ser constituído por
materiais que são encontrados, onde muitas vezes são jogados fora.
Vamos mudar?
Eu posso, você pode, nós podemos fazer a diferença!
Paulo Henrique Silva de Araújo
Bento Fernandes, RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário