sexta-feira, 3 de julho de 2015

Bento Fernandes: Presidente do Conselho de Saúde, Poder Executivo, Legislativo e Sociedade discutem propostas na 5ª Conferência Municipal de Saúde

Execução do Hino Nacional Brasileiro 
Prefeito Ivanaldo Fernandes fala da importância do momento vivido
Presidente do Conselho de Saúde - Abertura da  V Conferência Municipal 
O Município de Bento Fernandes realizou na manhã desta sexta(3) a V Conferência Municipal de Saúde idealizada pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretaria de Saúde e Prefeitura Municipal no Palácio Barreto - Câmara de Vereadores de Bento Fernandes.
A abertura contou com a direção dos trabalhos do Presidente do Conselho Municipal Francisco Júnior e do Secretário Municipal de Saúde Danilo Targino, além do Prefeito Ivanaldo Fernandes e conferencionistas. 
O público dinâmico e participativo com a presença da equipe de secretários: Danilo Targino, Josinaldo Luiz, Rhaiza Glace, Tatiana Melo, Mirela, Ana Maria de Araújo e Equipes de Saúde, Programas, Unidade Mista, Endemias, Vigilância, Conselhos, Secretário de Administração: Eimar Raquel, Deca Nicácio- Chefe de Gabinete, Jozélia Cunha - Educação, Jário Cunha e Damião Melo Agricultura, Cláudio José- Obras, Wanderley Macedo- Turismo, Diretores de Escolas, Coordenadores, vereadores: Francisco Júnior, Francileide Nunes, Josiano Bilro, Herivelto Ferreira e o Presidente do Poder Legislativo Francisco José e dezenas de participantes.
As Conferências de Saúde se iniciaram há 70 anos, cumprindo o disposto no parágrafo único do artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937. A obrigatoriedade da realização das Conferências de Saúde foi mantida, em 1990, quando a Lei n.º 8.142 as consagrou como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.
Também a partir da Lei n.º 8.142 ficou estabelecida uma periodicidade de quatro anos para a realização das Conferências de Saúde, que deveriam contar, necessariamente, com a participação dos movimentos sociais organizados, das entidades ligadas à área da Saúde, dos gestores e dos prestadores de serviços de saúde.
Convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho de Saúde, as Conferências têm como objetivos principais avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos três níveis de gestão. Isso significa dizer que as deliberações das Conferências devem servir para orientar os governos na elaboração dos planos de saúde e na definição de ações que sejam prioritárias nos âmbitos estaduais, municipais e nacional.
A cada nova Conferência tem sido observado um aumento importante da participação da sociedade civil, fenômeno que garante a definição de políticas de saúde cada vez mais democráticas. As Conferências são fóruns privilegiados que a sociedade civil possui para discutir e apontar soluções para os problemas que envolvem a saúde da população brasileira.
Em Bento Fernandes através de toda equipe de saúde e segmentos trataram de elaborar propostas para as conferências estaduais objetivando a Conferência Nacional de Saúde buscando uma política humana a população.
O presidente Francisco Júnior externou a importância das ações desenvolvidas, mas, apresentou como necessária a ampliação dos serviços no atendimento a saúde básica.
O secretário Danilo Targino apresentou o retrato de maneira sintética dos serviços de saúde e apresentou as percas subjacentes aos dados do IBGE nos últimos censos, onde as comunidades são integradas a outros municípios, quando na verdade está sendo atendida pelo município de Bento Fernandes.
O prefeito Ivanaldo Fernandes destacou louvável as conferências pois, permite a sociedade analisar de maneira real como anda a saúde, apontando também, os pontos que devem ser melhorado ou ampliados para o atendimento humano e digno dos usuários de saúde.
A palestrante Tiquinha da 3ª Regional de Saúde expressou a necessidade da integralização de todos setores e profissionais de saúde objetivando combater os índices que preocupam nos dias atuais com tantas doenças e situações que não deveriam acontecer. Exemplificou de maneira enfática, que muitas vezes não precisa sair do município, mas, sim fazer um trabalho consolidado com a participação de todos. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário