quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Sesap distribui vacinas para diminuir déficit de D2

 

A Secretaria de stado da Saúde Pública (Sesap) distribui nesta quinta-feira (28) mais de 58 mil doses de vacinas contra a Covid-19. A maior parte do lote – 29.461 vacinas – vem da reserva técnica e está sendo distribuída a partir de um acerto entre a gestão estadual e os municípios para cobrir parte do déficit de segunda dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz.

A falta das doses é ocasionada pelo atraso na remessa por parte do Ministério da Saúde dentro do prazo para completar o esquema vacinal. Em levantamento feito recentemente, a Sesap constatou junto às gestões municipais que estão em falta 70.864 doses de Astrazeneca, o que contribui para o contigente de mais de 200 mil potiguares que não completaram sua vacinação dentro do prazo.

Assim, Sesap e municípios acertaram, dentro da Câmara Técnica de Vacinas, a utilização do imunizante da Pfizer como segunda dose para quem tomou Astrazeneca. A medida segue estudos realizados dentro e fora do Brasil que comprovam a eficácia da utilização da Pfizer nestas condições.

Desta forma, foram retiradas 20.346 doses de Pfizer da reserva técnica, que é guardada pela Sesap por orientação do ministério, e encaminhadas aos municípios para utilização como D2. A estratégia é complementada por mais 9.125 vacinas da Astrazeneca, que também estavam na reserva técnica, cobrindo 41,5% do déficit apresentado pelos municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário