Ponte de Igapó na manhã desta quarta-feira (13), em Natal. — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (DNIT) afirma que não há possibilidade de interdição total da Ponte de Igapó, na Zona Norte de Natal, para a realização das obras de reestruturação da via. A ponte foi parcialmente interditada na terça-feira (12).
Em entrevista concedida à Inter TV Cabugi, o diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, explicou não haver necessidade de interdição total da ponte, pois o órgão está fazendo a obra “no momento em que deve ser feita”.
Com um custo de R$ 20 milhões, a obra de recuperação vai durar, ao todo, cerca de 18 meses. Para o início do trabalho, a ponte foi parcialmente interditada nesta terça-feira (12). Na primeira etapa, o fechamento da ponte terá duração de 12 meses.
“A previsão para realização desta obra no prazo de um ano está mantida. Serão seis meses de execução em um lado da ponte e os outros seis meses no outro lado da ponte”, afirmou Fabrício.
A obra também gerou manifestações da população sobre o motivo da execução estar acontecendo neste momento. Segundo o DNIT, a etapa de elaboração do projeto para reabilitação da via durou cerca de um ano e meio, em virtude da busca pela solução ideal para o caso da ponte.
Na escala do próprio departamento, a Ponte de Igapó está como nível 2 entre as estruturas do DNIT que necessitam de reestruturação, em que considera nível como 1 com maiores problemas, e nível 5 com menores problemas.
Em março deste ano, durante ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte, uma bomba explodiu por baixo da ponte. Porém, de acordo com Fabrício, diretor do DNIT, não há relação com a obra de reestruturação.
“O contrato com projeto e obra foi licitado antes, ainda em 2021, e os projetos já vinham sendo desenvolvidos de acordo com a necessidade da ponte”, explicou o diretor.
Duplicação da BR-304
Licitada no ano de 2014, a obra de duplicação da reta Tabajara, trecho da BR-304 deverá ser entregue até o final deste ano, segundo o diretor nacional do DNIT. Porém, a finalização da duplicação até o estado do Ceará ainda não há data para ser concluído.
“É difícil prever. A obra é longe, extensa, um empreendimento caro, mas o DNIT vai avançar enquanto os lotes foram ficando prontos”, disse Fabrício.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, o custo total da obra de duplicação da BR-304 ultrapassa R$ 2 bilhões.
Histórico
A ponte de Igapó vem passando por várias interdições desde o início das obras de requalificação da Avenida Felizardo Moura - que dá acesso à ponte - em setembro de 2022.
A STTU, que é a responsável pelas obras na Felizardo Moura informou que não recebeu nenhuma notificação do Dnit sobre a operação que será feita na Ponte de Igapó.
Em março deste ano, uma bomba explodiu embaixo da ponte durante uma série de ataques criminosos que aconteciam em várias cidades do RN. Na época, o Crea chegou a recomendar a interdição da via para o tráfego de veículos, mas o Dnit disse que não havia risco.
Na ocasião, a ponte já estava interditada por causa das obras da Avenida Felizardo Moura.
Em junho deste ano o Dnit informou, por meio de um ofício, que a Ponte de Igapó teria os dois lados liberados para o trânsito. A via foi liberada em julho.
No entanto, no dia 8 de setembro o Dnit anunciou a interdição que começou nesta semana.
Do G1/RN
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