Se efetivada, a proposta de construção do Terminal Portuário do Potengi, apresentada ao governo no início da semana, vai triplicar o PIB industrial do Rio Grande do Norte nos primeiros dez anos após a instalação. O projeto do novo porto é do Centro de Estratégia em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e inclui ainda a construção de um parque ecológico e da terceira ponte ligando o centro de Natal à Zona Norte da cidade, além de um corredor logístico de integração com os outros modais e centros de distribuição do RN.
O projeto total é orçado em R$ 6,98 bilhões. Segundo Jean-Paul Prates, presidente do Cerne, esta integração dos modais seria a maior responsável pela vinda de indústrias no estado. “É uma coisa que poderemos oferecer às indústrias que queiram se instalar no nordeste e que Pecém e Suap não dispõem”, acrescentou Jean-Paul, referindo-se aos portos de Ceará e Pernambuco.
A proposta conceitual de logística portuária foi entregue ao governador Robinson Faria na segunda-feira pelo presidente do Cerne. De acordo com Prates, a preocupação com a melhoria da estrutura portuária do RN surgiu ainda em 2010. Com o incremento das eólicas no estado, havia a necessidade de estruturar o porto para que a produção dessas fábricas escoarem, em virtude de seu alto potencial de exportação. “Com aquelas ruas estreitas da Ribeira não tinha como aquelas peças gigantescas das eólicas chegarem aos navios”, explica Jean-Paul Prates ao Novo Jornal.
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