terça-feira, 1 de março de 2022

660 mil pessoas já fugiram da Ucrânia depois da invasão, diz ONU

 

A guerra na Europa já fez com que ao menos 660 mil pessoas fugissem da Ucrânia. Os números foram divulgados nesta terça-feira (1º/3) pela Acnur (Agência da ONU para Refugiados). “Nesse ritmo, a situação parece se tornar a maior crise de refugiados da Europa neste século”, diz a agência da ONU (Organização das Nações Unidas).

A Acnur estima que o número de pessoas que precisarão fugir da Ucrânia pode chegar a 4 milhões se a situação do país piorar. A agência afirma que está aumentado suas operações no país para fornecer ajuda humanitária. A situação naquela região do Leste Europeu piora a cada dia e o número de refugiados está aumentando. Na quinta-feira (24.fev), primeiro dia da guerra da Rússia contra a Ucrânia, o número era cerca de 150 mil pessoas. Já na segunda-feira (28.fev), eram 500 mil.

Os países que estão recebendo as pessoas que fogem do território ucraniano são Polônia, Hungria, Romênia e Moldávia. Essas nações têm fronteiras com a Ucrânia. A Acnur afirma ainda que “um número considerável” de pessoas foi para a Rússia, mas não fornece número de pessoas acolhidas por cada país.

Os refugiados são tanto ucranianos como pessoas de outras nacionalidades que viviam na Ucrânia no momento que a guerra começou. A Acnur pede que os governos continuem recebendo os refugiados, independentemente de qual seja o país de origem. “Ressaltamos que n

Nenhum comentário:

Postar um comentário