terça-feira, 27 de setembro de 2022

Dia da doação de órgãos: Sesap destaca necessidade de ampliação dos números

                           

                Foto: Divulgação

 

O dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nesta data, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou uma ação especial no hall do prédio-sede, dentro da programação do Setembro Verde, para reforçar a importância dos doadores e famílias firmarem seu compromisso com a possibilidade de salvar vidas.

Ao longo de 2022, a Central Estadual de Transplantes do Rio Grande do Norte recebeu, apenas no primeiro semestre, o dobro de doações em comparação com o ano anterior. Já foram realizados mais de 100 procedimentos, incluindo o primeiro transplante de coração em dez anos.

Mesmo com os avanços coordenados na captação de órgãos, tendo utilizado transporte aéreo diversas vezes, e a política de educação junto aos serviços de saúde, ainda são mais de 800 pessoas que aguardam na fila pelo transplante de algum órgão, como rins, córneas, medula e coração no estado.

Neste primeiro semestre de 2022 foram realizados 27 transplantes de rins no estado, 82 de córnea, 70 de medula óssea, três de pele e um de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário