sábado, 30 de janeiro de 2016

RN: Hospital Walfredo Gurgel oferece tratamento pioneiro no NE para pacientes em UTI

Profissionais foram qualificados durante 15 meses
Profissionais foram qualificados durante 15 meses
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) foi a primeira unidade escolhida para a implantação do Projeto Odontologia Hospitalar que leva tratamento odontológico a pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).  A iniciativa é pioneira no nordeste e, entre outros objetivos, proporciona a melhora da qualidade de vida dos doentes, diminui em cerca de 30% o tempo de internação e reduz custos hospitalares com medicações (antibióticos).
O coordenador do Projeto no HMWG, o cirurgião dentista, Eimar Lopes de Oliveira, explica que os procedimentos realizados pelos dentistas, vão desde a drenagem de abcesso, extração de raízes contaminadas e tratamento de ferimentos nas mucosas – na parte interna da boca. O trabalho tem mostrado seu diferencial.
Uma cirurgia cardíaca, por exemplo, só pode ser realizada se houver liberação do cirurgião dentista. “É ele que faz a avaliação oral do paciente e que identifica se há focos de infecção ou lesões de uma forma geral, pois, se mal tratadas, as infecções encontradas na boca dos cardiopatas podem causar endorcadite bacteriana (infecção do músculo cardíaco) e evoluir, levando o paciente ao óbito”, alerta.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas, Ivan Tavares Farias Júnior, diz que “atualmente a equipe está composta por 10 dentistas que assistem os internos de quatro (das cinco) UTIs do Walfredo Gurgel, totalizando 39 pacientes beneficiados diariamente”. Mas, somente a especialização em cirurgia bucomaxilo não habilita o profissional para atuar em uma UTI, no ramo da odontologia hospitalar.
A qualificação é obtida através de um curso de especialização na área e que dura 15 meses.  A primeira turma formada no Rio Grande do Norte (RN), contou com 39 dentistas que atuaram junto aos pacientes das enfermarias do Walfredo Gurgel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário