ELABORAÇÃO DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO - II
Ontem 24 de outubro de 2011
ocorreu o segundo encontro pedagógico, foram iniciadas algumas discussões
inerentes ao processo de ensino e aprendizagem que norteiam a elaboração do PPP
(Projeto Político Pedagógico). O primeiro passo tomado pela então Coordenadora
de Educação Infantil do município de Bento Fernandes, Sônia Inácio de Oliveira,
ela mediou o debate sobre a construção do diagnóstico das escolas que oferecem
turmas de Educação Infantil com atendimento de 0 a 5 anos. Utilizou como
metodologia à divisão de grupos de estudos, estes abordaram diferentes
contextos onde expuseram a realidade sociocultural de cada escola.
A elaboração da proposta
pedagógica de uma instituição educativa não é uma atividade que se faz sozinho.
As reflexões individuais têm que se juntar numa discussão coletiva, envolvendo
os demais profissionais da escola, as crianças e as famílias, na busca de uma
unidade e de organização e sistematização do trabalho da instituição num todo
intencional e coerente. Mediante isto nos próximos encontros os pais serão
atores essenciais nas discussões.
É aplausível a iniciativa da
Coordenadora em implantar nas escolas o PPP, pois muitos municípios brasileiros
ainda não criaram esse documento que é na realidade a identidade de uma
instituição.
Esse trabalho de discussão e
de sistematização pode durar o tempo que for necessário. O mais importante é
que, mesmo depois de termos um documento em nossas escolas sistematizado, esse
é um trabalho que nunca acaba: sempre é revisto avaliado e modificado.
Acompanhando o desenvolvimento do mundo, da educação, das instituições
educativas e das pessoas que nelas atuam, os (as) professores (as) vão
crescendo e se transformando em função dos novos desafios que constantemente
são colocados em prática.
“Não
há projeto sem opções. As minhas
passam
pela valorização das pessoas e dos
grupos
que têm lutado pela inovação no
interior
das escolas e do sistema educativo.”
Antônio
Nóvoa
Paulo Henrique Silva
de Araújo.
Formação continuada
pela UFRN (PROINFANTIL) e UFPE (CEEL) e graduando História pela UERN.
Fonte: Blog Educação em Foco
DINÂMICA INICIAL |
Trabalho em Grupo |
Debate de ideias |
Leitura Compartilhada |
Suporte Teórico - Módulo Proinfantil |
exposição dos pontos relevantes |
Professora: Francisca Nunes e Aparecida |
Coordenadora: Sônia Inácio |
Equipe de Professores em atividade coletiva. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário