domingo, 29 de julho de 2018

Cuidar, Brincar e Educar: Pilares de Sustentação da Educação Infantil

A arte de ser criança-

Escola Municipal Joaquim Vitorino de Andrade Gestora Vanderleia Nicácio, 
Secretaria Municipal de Educação Jacson Dantas, Prefeitura Municipal de Bento Fernandes Governo Municipal Junior Marques 
Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, é negociar, e se transformar, é de extrema importância no desenvolvimento e aprendizagem (pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade) na educação infantil. E como sabemos as mudanças da sociedade e das práticas sociais atualmente andam extinguindo o brincar da vida do homem e tais mudanças foram incorporadas à infância, antes brincar era uma coisa que típica hoje é rara, é nossa responsabilidade, enquanto adultos e enquanto sociedade não deixar que o brincar desapareça. Para isso temos que elaborar a organização de tempo e espaços para a brincadeira, pois se não o fizermos a criança não o fará sozinha, temos que colocar a brincadeira na rotina das crianças na escola (no planejamento), organizar o ambiente para que a brincadeira aconteça,  brincadeira é o processo de educação da criança e temos que reconhecer o brincar  em toda a sua possibilidade e o seu potencial educativo. É necessário que os educadores infantis realizem um vasto trabalho para informar à sociedade que o “brincar” não é uma perda de tempo, mas um processo pelo qual a criança deve passar.
O papel do professor de educação infantil na brincadeira é essencial na estruturação, na oportunização, na intervenção, na observação, no favorecimento do brincar da criança na escola. A brincadeira é, sem dúvida, uma ação educativa para infância e deve ser considerada com todos os seus atributos na Educação Infantil e sem a participação do professor, ela não encontrará a sua total realização, o educador deve propiciar o brincar todos os dias, em formatos diferenciados e de forma livre ou dirigida, observando e participando.
A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Aedna Cordeiro, pessoas sorrindo, pessoas em pé e criança
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário