quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Estudo da UFRN mostra que números da pandemia estão em crescimento no RN

 

Crescem os números da pandemia no Rio Grande do Norte.

O Estado passou de uma média de 195 casos de Covid-19 por dia, registrada em 29 de agosto, para 261 casos/dia em 28 de setembro. Os dados são do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFRN (PPGSCOL) e foram apresentados nesta quarta-feira pelo secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, durante entrevista coletiva.

“O que esperávamos era uma continuidade de queda da média de casos/dia. Mas ocorreu esse leve aumento, efeito das aglomerações de agosto e início de setembro. Isso reforça a necessidade de intensificarmos as medidas de vigilância, controle e respeito aos decretos. A pandemia não acabou e esses números mostram isso. Felizmente, ainda não se traduziram em crescimento no número de óbitos, mas também não houve uma continuidade no declínio de óbitos, se mantendo entre 3 e 5 óbitos diários. Isso não é aceitável. Cada vida vale a pena! Queremos chegar a zero óbitos/dia e esperamos que todos contribuam para que alcancemos essa meta”, alertou Cipriano.

A taxa de ocupação de leitos está em 41%.

Os números atualizados no final da manhã desta quarta (14) mostravam a existência de 216 pessoas internadas em leitos críticos e clínicos nas unidades de saúde públicas e privadas do estado.

A ocupação de leitos é de 34% na região Metropolitana, 55% no Oeste, 70% no Alto Oeste, 43% na região do Seridó, 100% no Mato Grande e 9% na região Trairi/Potengi.

“Precisamos permanecer com o respeito às medidas de higiene, evitar as aglomerações, aumentar a vigilância e o cuidado para que possamos voltar a retomar a tendência de declínio de casos”, disse o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário