quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DataFolha: Lula lidera entre os mais pobres e Bolsonaro entre os mais ricos

 

Lula e Jair Bolsonaro./Créditos: Ricardo Stuckert / Presidência da República

 

Detalhamento da pesquisa Datafolha, que mostra vitória de Lula (PT) com 52% das intenções de votos sobre Jair Bolsonaro (PL), revela que a eleição se transformou numa luta de classes.

De um lado, Lula segue mantendo-se à frente com folga entre os eleitores com a preferência de 57% dos eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos (R$ 2.424) - a faixa mais pobre da população - Bolsonaro tem 37%.

Já o atual presidente lidera por 55% a 41% entre aqueles que ganham mais de 10 salários mínimos, faixa mais rica indicada na pesquisa - com margem de erro de 10 pontos.

Bolsonaro também tem vantagem numérica nas faixas intermediárias: 53% a 41% no eleitorado de dois a cinco salários (também com margem de três pontos) e 54% a 41% entre os que recebem de cinco a dez salários (com margem de seis pontos).

Religião

No segmento por religião - um dos principais alvos da disputa - a divisão continua. Entre evangélicos, Bolsonaro oscilou de 65% para 66% em uma semana e Lula de 31% para 28% - a margem de erro é de 4 pontos.

Já entre católicos, o movimento é inverso. Lula oscilou de 57% para 58% na última semana e Bolsonaro se manteve em 37%, com margem de três pontos. 

Regiões

Lula segue com vantagem expressiva no Nordeste, onde marca 67% - oscilou um para menos - contra Bolsonaro, que ganhou dois pontos e foi a 29% na região.

O atual presidente, no entanto, conseguiu se descolar de Lula na principal região em disputa, o Sudeste, aumentando a distância de 4 para 7 pontos, fora da margem de erro de 3 pontos. Bolsonaro tem 50% contra 43% do petista.

Bolsonaro também segue liderando no Sul com 17 pontos de vantagem e no Centro Oeste, 14 pontos à frente. No Norte, ambos empatam tecnicamente, com 50% do mandatário a 46% do petista.

Gênero e raça

Bolsonaro também avançou entre homens, ultrapassando Lula numericamente por 49% a 47% - margem de erro de três pontos.

Entre as mulheres, Lula segue na liderança com 51% das intenções de votos contra 42% de Bolsonaro.

Outro nicho onde Bolsonaro avançou foi entre eleitores que se identificam como pardos. Lula passou de 52% para 48% das intenções de voto na última semana, e o presidente variou de 42% para 45%.

Já entre brancos, Lula foi de 42% para 44% e Bolsonaro caiu de 51% para 50% - dentro da margem de erro, também de três pontos.

Já entre os que se declaram pretos, Lula continua liderando com folga somando 58% das intenções de votos contra 38% de Bolsonaro.

O Datafolha ouviu 2.912 eleitores entre terça-feira (17) e esta quinta-feira (19). A pesquisa está registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-07340/2022.

 

DataFolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário