segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Dilma Roussef participa de formatura do Pronatec e comemora meta alcançada

Muita gente acha que as pessoas do Brasil Sem Miséria não querem lutar na vida. Mas só acha isso quem não entende o povo trabalhador do Brasil, que faz do limão da vida uma boa limonada, participando de cursos e crescendo profissionalmente. Parabéns, porque vocês são guerreiros e guerreiras, batalhadores e batalhadoras”. O elogio foi feito pela presidenta Dilma Rousseff, na manhã desta segunda-feira (17), ao participar da cerimônia de formatura e entrega simbólica de certificados a 1.254 mil alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Brasil Sem Miséria (Pronatec/BSM). O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, participou da solenidade.

Durante o evento, no Clube Recreativo Filadélfia, na cidade mineira de Governador Valadares, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, também anunciou uma boa notícia. De acordo com ela, com a formatura de hoje, o número de pessoas do Cadúnico (Cadastro Único), inscritas em programas sociais do Governo Federal e formadas pelo Pronatec, chega a 930 mil. “Em março, alcançará 1 milhão, que era a meta oficial prevista para ser atingida até dezembro deste ano”, ressaltou.

Além de Tereza Campello, participaram da cerimônia autoridades de órgãos parceiros do Pronatec, como os ministros da Educação, Henrique Paim, e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel.

Mulheres

Durante seu discurso, Dilma Rousseff destacou o interesse e o envolvimento das mulheres nos cursos do Pronatec. O percentual da participação feminina de Governador Valadares é o maior do estado de Minas Gerais e do País. “É surpreendente que aqui, nesta cidade, de cada 10 formandos, oito são mulheres”, informou. “O Brasil mudou e as mulheres fazem coisas que não faziam antes”, acrescentou a presidenta, referindo-se à aluna Raquel de Oliveira, que se formou no curso de carpintaria e que representou os colegas no juramento de formatura.

O ministro da Educação, por sua vez, salientou que, por meio do Pronatec, o Governo Federal consegue colocar à disposição dos trabalhadores os melhores cursos do País nas melhores instituições de ensino de formação e qualificação profissional. “Essa parceria que envolve vários ministérios mostra o interesse do governo com a inclusão social e a preocupação com o acesso do povo à educação”, afirmou Henrique Paim. De acordo com o ministro, o objetivo agora é cumprir a meta de oito milhões de matrículas do Pronatec até o fim deste ano.


Pronatec


Coordenado pelo Ministério da Educação, o Pronatec oferece gratuitamente cursos de qualificação profissional com duração mínima de 160 horas para maiores de 16 anos. Em todo o País, os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria alcançaram 900 mil matrículas em 2013. O programa ofereceu 541 diferentes cursos em 2.554 municípios. Só no estado de Minas Gerais, foram realizadas 89,2 mil matrículas em 389 municípios.


Os formandos foram beneficiados pelo Plano Brasil Sem Miséria e concluíram os cursos de qualificação profissional entre outubro e dezembro de 2013. Nesse ano, a oferta de 19 cursos do Pronatec - Brasil Sem Miséria em Governador Valadares registrou mais de 100% de aproveitamento. Os cursos priorizam a inclusão produtiva, focando o acesso à qualificação profissional e à intermediação de mão de obra com o mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário