quarta-feira, 22 de abril de 2020

Deputados emitem notas de apoio ao professor eleito e não nomeado reitor do IFRN

Nota de esclarecimento: Auxílio Emergencial do Governo Federal ...
Deputados da Comissão de Educação, Desenvolvimento Econômico e Social, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa; e da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Federais e dos Institutos Federais, emitiram nota de apoio ao professor José Arnóbio, que foi eleito, mas não foi nomeado reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
Assinaram pela Comissão os deputados Francisco do PT (presidente), Hermano Morais/PSB (vice) e Eudiane Macedo/Republicanos (membro).
E pela Frente Parlamentar, os deputados Francisco do PT (presidente), e os membros Isolda Dantas/PT, Sandro Pimental/PSOL, e Hermano Morais/PSB.
NOTA
A Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Social da Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas e dos Institutos Federais tornam pública sua posição de repúdio ao governo federal, em relação ao desrespeito por não empossar o reitor eleito democraticamente pela comunidade do IFRN, o Professor José Arnóbio de Araújo.
Tal medida antidemocrática praticada pelo Governo Federal através de Portaria Nº 405, de 17 de abril de 2020, do Ministério da Educação, fere a autonomia das instituições superiores, além de afrontar todos que participaram do processo.
As eleições democráticas no IFRN, que ocorreram em dezembro passado, definiram como vencedor do pleito o professor José Arnóbio de Araújo.
Desde que o IFRN (ainda como Cefet-RN) e a UFRN passaram a ter eleições, sempre o primeiro colocado destas foram nomeados(as) como Reitor ou Reitora.
Ou seja, mantida essa nomeação, pela primeira vez na história o IFRN terá um reitor NÃO ELEITO e que sequer participou do processo de eleições internas da instituição.
Diante desses fatos, nos solidarizamos com o Professor José Arnóbio de Araújo, esperando que a democracia e o respeito às instituições sejam mantidos.
Defendemos a imediata nomeação e posse do Reitor eleito do IFRN.
WhatsApp

Nenhum comentário:

Postar um comentário