segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Governadora Fátima homenageia militares e destaca investimentos em segurança

 

Ao participar da cerimônia em homenagem a servidores da segurança pública que se destacaram no cumprimento de suas funções, a governadora Fátima Bezerra elogiou, nesta sexta-feira (12), o trabalho incansável que vem sendo feito para reduzir a violência e a criminalidade no Rio Grande do Norte. Disse que a mudança de rumo começou com a escolha de uma equipe competente e tecnicamente preparada para o serviço, do secretário geral à gestão penitenciária, passando pelos demais quadros de pessoal. “A gente lembra o quanto era doloroso ver o Rio Grande do Norte nas manchetes nacionais, citado como o Estado mais violento do Brasil. Chegamos ao governo com o compromisso e a missão de enfrentarmos toda essa situação e dar uma resposta à população e é o que estamos fazendo”, destacou.

Ao lado do ministro da Justiça, André Mendonça, a governadora lembrou que nesses dois primeiros anos de administração, o Governo do Rio Grande do Norte aplicou R$ 2,3 bilhões, de recursos próprios, em segurança pública, valor 15,7% acima do mínimo constitucional. “Nossas prioridades não ficam tão somente no discurso, e sim na prática, nas ações cotidianas, com medidas corajosas e comprometidas com o efetivo e com a população.”

Segundo ela, um outro fator que contribuiu para esse novo cenário foi o espírito de integração entre as forças de segurança – Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Forças Armadas -, trabalhando todos em sintonia. “Com esse espírito de união, estamos aqui, hoje, para mais uma parceria extremamente importante”, disse ao ministro, sobre o acordo de cooperação para fortalecimento do Sistema Único da Segurança Pública, celebrado com o Ministério da Justiça.

Durante a solenidade foi assinado um acordo de cooperação para implantar o V.I.G.I.A (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), de combate ao crime organizado, fechando o cerco das fronteiras estaduais. “O Governo Federal pagará as diárias dos policiais do Estado que vão trabalhar no programa Vigia e fornecerá equipamentos e materiais”, disse o ministro, adiantando também a liberação de recursos federais para a construção do Instituto Técnico de Perícia.

Fátima lembrou as ações do Governo na área de recursos humanos da segurança. Citou as quase seis mil promoções concedidas e a incorporação de 1.022 praças que já estão nas ruas, a convocação de 332 bombeiros militares, além da realização de concursos para a polícia civil, oficiais da PM e para o Itep, em fase de elaboração. “Não medimos esforços, ao longo desses dois anos, para investir na valorização dos agentes da segurança pública. Começamos com a restrutura das carreiras de todas as forças da segurança. Isso foi importante por que, como melhorar a segurança quando, fazia 15 anos, não se nomeava um policial militar? Como fortalecer a segurança, se há mais de 10 anos não se renovam os quadros da Polícia Civil? Como, se o Corpo de Bombeiros tem o menor efetivo do Brasil?”, indagou a governadora. Ela elogiou o papel da bancada federal do Rio Grande do Norte, pelos esforços para destinar recursos à área da segurança pública do Rio Grande do Norte.

HOMENAGEADOS

O sargento F. Silva, morto a tiros no dia 18 de dezembro do ano passado no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, foi um dos homenageados. A família recebeu o Diploma de Honra ao Mérito de Segurança Pública e Defesa Social entregue pelo ministro André Mendonça e pela governadora Fátima Bezerra. “Toda a nossa gratidão ao sargento Francisco Edmilson, que deixou um legado para sua mulher Carmem, para sua filha, para toda a família. Esse legado ficará para sempre a inspirar as gerações presentes e às futuras”, disse Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário