sábado, 27 de março de 2021

Globo destaca: Ministro da Saúde pede para população evitar aglomeração no feriado da Páscoa e usar máscaras

                                                        Foto: AFP

 

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga divulgou um pronunciamento neste sábado no qual pede à população para evitar aglomerações no feriado da Páscoa e para utilizar máscaras de proteção facial. Queiroga também defendeu as ações de vacinação e disse que a meta para o mês de abril é vacinar 1 milhão de pessoas por dia.

— Temos um feriado se aproximando, o feriado da semana santa, e nesse feriado aproveite pra fazer a sua reflexão cristã em casa, com suas famílias. Evitem aglomerações, porque nós sabemos que muitas vezes nessa época de feriado a família brasileira gosta de confraternizar, de se juntar em casa, até mesmo por conta da própria tradição cristã. Façam isso, mas usando máscaras, façam isso, mas guardando distanciamento recomendado pelas autoridades sanitárias. É muito importante para todo o Brasil que consigamos aderir às recomendações das autoridades sanitárias — afirmou.

O ministro ressaltou ser “muito importante” orientar sobre o uso das máscaras e disse que elas bloqueiam a circulação do vírus. Seu chefe, o presidente Jair Bolsonaro, sempre foi avesso à utilização do acessório e até já fez críticas públicas às máscaras faciais.

Queiroga, entretanto, fez críticas a medidas adotadas por governos estaduais e municipais de multar pessoas que estejam circulando nas ruas ou aprovar leis tornando obrigatório o uso de máscaras — uma lei federal também tornou essa utilização obrigatória.

— Não é com lei obrigando as pessoas a usar máscaras nem multando as pessoas na rua que vamos resolver esse problema, é uma questão de conscientização. Cada um tem que saber do seu papel e ajudar as autoridades municipais, estaduais e federais a pôr fim a essa pandemia — afirmou.

Ao final do pronunciamento, ele também defendeu a retomada da economia, mas não explicou de que forma isso poderia ser feito. O ministro também não mencionou os recentes números de mortes pela Covid-19, que na sexta-feira bateram novo recorde, nem falou sobre a lotação das UTIs pelo país.

— É necessário que a nossa economia retome fortemente para garantir salário e renda para o povo do Brasil — concluiu.

Em entrevista à GloboNews na noite deste sábado, Queiroga afirmou que essa semana serão distribuídas mais 11 milhões de doses de vacinas da CoronaVac e AstraZeneca para os Estados e defendeu o presidente Jair Bolsonaro.

— O presidente sempre investiu na ciência. O governo federal alocou verbas através do CNPQ, Secretaria de Ciência e Tecnologia, insumos estratégicos, Capes, pesquisadores — afirmou.

Queiroga também transmitiu um agradecimento “em nome do Ministério da Saúde” aos médicos que estão atuando na linha de frente para tratar dos pacientes da Covid-19.

 

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário