segunda-feira, 22 de março de 2021

Ministério da Saúde desloca carga emergencial de oxigênio para o RN e mais 5 estados

   

  Foto: DIVULGAÇÃO/CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA AERONÁUTICA

 

O Ministério da Saúde divulgou há pouco a planilha de entrega emergencial de oxigênio hospitalar, com apoio do Ministério da Defesa. A ação iniciada neste sábado se estenderá até a sexta-feira, 26.

De acordo com a planilha, o Rondônia receberá 50 concentradores de oxigênio e 400 cilindros; o Rio Grande do Norte, 70 concentradores e 160 cilindros, Acre, 240 cilindros, Ceará, 100 cilindros e outros 100 serão destinados a estados da região sul. Segundo a pasta, Porto Velho, em Rondônia, terá a capacidade ampliada para 160 mil metros cúbicos por mês. Neste caso, estão previstos vôos diários em aeronaves KC-390, com capacidade de 5.400 metros cúbicos por trajeto. Paraná e Santa Catarina também receberão insumos.

O documento registra ainda o montante do produto adquirido no exterior “com apoio da iniciativa privada”. Serão 2350 concentradores de oxigênio comprados da China e outros 1756, dos Estados Unidos.

Parte dos insumos, principalmente Concentradores de oxigênio e cilindros, está sendo transportada esta tarde de Manaus, onde houve uma operação recente de abastecimento, após colapso. Outra carga sairá a partir de amanhã de São Paulo. O ministério informa também a compra de grande quantidade de concentradores da China e dos Estados Unidos, com chegada prevista para a primeira semana de abril.

O socorro ocorre após alerta dos gestores estaduais sobre o iminente colapso no abastecimento do oxigênio hospitalar para atendimento a pacientes graves de Covid-19 em hospitais das rede pública.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário