sexta-feira, 28 de maio de 2021

Anvisa quer quarentena para brasileiros vindos de países com variantes

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer que brasileiros regressos de países que tenham circulação de variantes da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, cumpram quarentena de 14 dias.

O mesmo pode valer para trabalhadores marítimos de embarcações e plataformas. Atualmente, esses funcionários podem ingressar no Brasil por via aérea ou marítima, desde que apresentem exame negativo e não reportem nenhum sintoma da doença na Declaração de Saúde do Viajante (DSV).

Nesta data (28), a agência enviou uma sugestão de mudança na legislação atual que regulamenta medidas de contenção da Covid-19 em pontos de entrada de brasileiros.

Pela sugestão da Anvisa, os marítimos estrangeiros procedentes desses países ficariam impedidos de ingresso no Brasil e os brasileiros em viagem de retorno precisariam, necessariamente, cumprir quarentena de 14 dias na cidade de desembarque.

Nos próximos dias, a Anvisa deve enviar também sugestão relativa à melhor delimitação dos locais para quarentena de casos suspeitos, de acordo com critérios e especificidades de estados e municípios.

“As propostas serão avaliadas pelo grupo interministerial composto pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, ao qual cabem decisões sobre a imposição de medidas de restrição excepcional e temporária de entrada no país”, informa a agência, em nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário