segunda-feira, 24 de maio de 2021

Síndrome pós-Covid é ligada à fadiga, dano cognitivo e transtornos de humor

 

Pesquisadores da organização médica norte-americana Mayo Clinic avaliaram 100 pacientes com síndrome pós-Covid-19 (PCS) e notaram que eles apresentaram sintomas como transtornos de humor, fadiga e comprometimento cognitivo, ao serem acompanhados 93 dias após terem sido infectados pelo coronavírus, o Sars-CoV-2.

A pesquisa foi publicada no jornal Mayo Clinic Proceedings, em 11 de maio. O estudo aponta que os problemas de saúde prolongados enfrentados pelos participantes afetaram a retomada deles às atividades rotineiras e de trabalho.

Os pacientes, acompanhados entre 1 de junho a 31 de dezembro de 2020, tinham em média 45 anos e 68% eram mulheres. Todos faziam parte do programa Covid-19 Activity Rehabilitation (CARP), da Mayo Clinic, que avalia e trata pessoas especificamente com a síndrome pós-Covid-19.

A maioria dos participantes não tinha comorbidades preexistentes e nenhum deles precisou de hospitalização devido a sintomas relacionados à Covid-19. No estudo, 80% deles relataram ter tido fadiga incomum, enquanto 59% disse ter apresentado queixas respiratórias – praticamente a mesma porcentagem de queixas neurológicas.

Além disso, mais de um terço dos pacientes relatou dificuldades para realizar atividades rotineiras básicas e apenas 1 em cada 3 indivíduos retornou ao trabalho sem restrições. Muitos não puderam retomar sua vida profissional depois de pelo menos alguns meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário