domingo, 19 de fevereiro de 2023

Bento Fernandes: Ação Conjunta Educação-SEMTHAS e Saúde realizaram a Busca Ativa nas Comunidades Rurais e Assentamentos


Em Bento Fernandes as equipes da Educação, Assistência Social e Saúde buscam unificar ações para o fortalecimento do ensino através do Busca Ativa Escolar.  A agenda foi realizada de 14 a 17 de fevereiro e dará continuidade pós carnaval.  A Secretária de Educação Elza Cristina e Equipe juntamente a Nara Cimone da SEMTHAS e Equipe somaram esforços juntamente a equipe da Saúde para a visitação e resgates ados alunos no Município de Bento Fernandes. As vésperas de completar dois anos, os impactos da pandemia da Covid-19 ainda são sentidos no país. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) apontou que, em 2020, 1,2 bilhão de estudantes no mundo foram afetados pelo fechamento das escolas.

 Em novembro de 2020, segundo estudo publicado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em parceria com o Cenpec, mais de 5 milhões de estudantes brasileiros não tiveram acesso à educação — número semelhante ao que tínhamos no início dos anos 2000. Desse total, mais de 40% eram crianças de 6 a 10 anos, etapa em que a escolarização, antes da Covid-19, estava quase universalizada. “O que temos assistido é a uma diminuição do número de alunos matriculados no Ensino Fundamental”, frisa Solange Feitoza Reis, coordenadora de Pesquisa e Avaliação do Cenpec. Leia também: Os caminhos para a recomposição de aprendizagens pós-pandemia No segundo semestre de 2021, segundo levantamento do Todos Pela Educação, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), cerca de 244 mil crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos estavam fora da escola. Essa realidade representa aumento de 171% em relação a 2019, quando o número era de 90 mil crianças longe das salas de aula. 

Com o ano letivo de 2023 prestes a começar, em um contexto em que a pandemia ainda tem reflexos nos resultados da aprendizagem, é preciso de união de forças para garantir a matrícula e a permanência dos alunos na escola.








Nenhum comentário:

Postar um comentário