sábado, 21 de maio de 2016

UNAIDS pede mais investimentos e cooperação na busca por uma vacina contra o HIV


luta-contra-aids

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) fez um apelo na última quinta-feira (19) – Dia da Conscientização da Vacina contra o HIV – por mais recursos e colaboração entre governos, a comunidade científica e o setor privado para as pesquisas de tratamentos imunizantes contra o vírus.
Em 2014, o investimento global em pesquisas e desenvolvimento de vacinas contra o HIV aumentou 2,8% – chegando a 841 milhões de dólares – em comparação aos 818 milhões em 2013.
O cenário aparentemente positivo, porém, vem precedido de um período de cinco anos durante os quais os recursos disponíveis mantiveram-se os mesmos ou diminuíram, após um pico de 961 milhões de dólares em 2007. Os Estados Unidos continuam a ser os maiores investidores em pesquisa e desenvolvimento sobre HIV.
Ao longo dos últimos 30 anos, quatro conceitos para uma vacina contra o HIV foram testados em seis ensaios de eficácia. Destes, o ensaio da vacina RV144, na Tailândia, em 2009, foi o mais promissor, reduzindo o risco de infecção pelo HIV em 31%.
A expectativa é de que as pesquisas em curso possam levar a pelo menos mais dois testes em grande escala de vacinas em um futuro próximo. Ao mesmo tempo, o trabalho para o desenvolvimento de outras vacinas em potencial continua, incluindo uma combinação imunizante contra o HIV e a hepatite C. A eficácia de anticorpos neutralizantes também está sendo estudada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário