segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Bento Fernandes:Escola Maria das Graças Brito realiza culminância das Festividades do Folclore Brasileiro



Na manhã desta segunda(23) a Gestão da Escola Maria da Graças Brito do Assentamento TTL realizou através dos professores, alunos, servidores e Equipe da SEMED atividades alusivsas e festivas ao Folclore Brasileiro.
A Atividade teve brinadeiras, comidas típicas, advinhas e exposição de artesanatos e oficinas feitas pelos alunos e professores.
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário