segunda-feira, 25 de maio de 2015

Exemplo de Professora - Escrito pela Professora Rita Santos

Exemplo de Professora : O Portal parabeniza a Professora Rita Santos pelo cordel pautando a sua vida, a sua história e a contribuição para a Educação.
EXEMPLO DE PROFESSORA
Nasci da luz da coragem
E da força da vontade.
Filha de dum simples guerreiro
Morador duma cidade
Regida pela política
Que desconhece a verdade.

Na Ferreira Itajubá
Abri os olhos pra o mundo.
Leandro meu pai, meu tudo,
Tinha um orgulho profundo
De mim, por não separar-me
Dos meus sonhos um segundo.

Numa casa muito simples
Sem brilho de burguesia,
Muito cedo comecei
Repassar sabedoria,
Preludiando o destino
Que mais tarde seguiria.

Por ali via passar
Grandes profissionais
E também autoridades
Representando sinais
De superação e garra,
Atributos pessoais.

Nos áureos tempos do útil
Exame de admissão,
Para cursar o ginásio
Preparei meu coração
Pra mostrar como se voa
Sem tirar os pés do chão.

Conclui o científico
Num colégio estadual.
Nesse tempo escola pública
Tinha futuro e moral
E qualidade também
Para o bem do pessoal.

Olhando os céus do futuro
Feito uma águia real,
Em Mossoró comecei
Minha luta genial
E terminei nas entranhas
Do Atheneu de Natal.

Com alunos abastados
Estudei economia,
Tirando as melhores notas
Que na escola existia.
Para mostrar que dinheiro
Não pare sabedoria.

Ali cantava de rei
O poder aquisitivo,
Mas a minha inteligência
Superava todo crivo
Não permitindo ninguém
Vencer meu objetivo.

Cola na hora da prova
Cheguei até a vender.
No curso de matemática
Vi desmando acontecer
E vi que pobre se forma
Pela força do querer.

Com um caderno amarelo
Vi professor exibido,
Dando aula todo dia
Dando uma de sabido,
Porque político corrupto
Tinha lhe favorecido.

Em três anos terminei
O curso, graças á Deus.
Uns passaram nove anos,
Fervendo os miolos seus,
Enquanto com três, apenas
Eu tinha esfriado os meus.

Mas quem custou terminar
Foi quem se deu muito bem,
Porque teve proteção
Presenteada por quem
Pode ter tudo na vida
Mas bom caráter não tem.

O Eco noventa e dois
Me deixou muito animada,
Fiz Pós em meio ambiente
Mas também não deu em nada...
Mais um sonho na gaveta
Desta guerreira educada.
Hoje sou aposentada
Mas tendo oportunidade
Ainda dou formação,
Não tendo fico à vontade
Viajando mundo á fora
 Só conhecendo cidade.

Adoro França e Holanda,
De vez em quando visito.
Pelas praças de Bruxelas
Já andei sem ver conflito.
Já posso dizer pra o mundo
O quanto o mundo é bonito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário