quarta-feira, 10 de agosto de 2016

"O Brasil é homofóbico, machista, racista e xenófobo", desabafa Joanna Maranhão, após ataques virtuais

joana1-09i.jpg
Foto:DOMINIC EBENBICHLER / REUTERS
A despedida de Joanna Maranhão dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se transformou num grande desabafo da atleta. Após ficar de fora da semifinal dos 200m borboleta, a nadadora se emocionou na zona mista e soltou o verbo contra a pressão que os atletas brasileiros sofrem por resultados e as críticas raivosas feitas por pessoas pelas redes sociais. Joanna disse que nos últimos dias foi xingada e ouviu ofensas de pessoas que diziam desejar que ela fosse estuprada novamente. Por fim, a nadadora falou que o o Brasil é um país homofóbico, machista, racista e xenófobo.
Joanna ainda citou a história da judoca Rafaela Silva, que nesta segunda-feira ganhou o ouro na categoria até 57kg. Em Londres-2012, Rafaela foi alvo de comentários racistas de alguns brasileiros após perder a sua segunda luta para a húngara Hedvig Karakas por ter aplicado um golpe ilegal. Hoje ela é considerada uma heroína nacional.
– Eu lembro quando a Rafaela pegou na perna há quatro anos atrás e a galera esculachou com ela. Chamando de “macaco”. E agora, quatro anos depois ela se torna heroína. Mas ela já era uma heroína. Desde o momento que ele pegou a oportunidade de fazer judô. Do jeito dela. Que ela disse “treino pouco, vou lá e resolvo”. Essa é a personalidade dela. Já ganhou e já perdeu e vai continuar assim. Eu não subi no bloco para piorar meu tempo. Kitadai não entrou no tatame pra perder medalha. A Sarah não subiu no tatame pra não ganhar medalha. A Érika não medalhou o ciclo olímpico inteiro e mundial e foi tão constante pra perder a medalha e ficar em quinto – disse Joanna, citando ainda outros atletas brasileiros que não atingiram seus objetivos no Rio-2016.
– O Cielo não escolheu ficar de fora dos Jogos Olímpicos, o 4×100 livre do Brasil não ficou em quinto porque fez corpo mole. A gente dá duro todo dia. Mas o Brasil é país machista, racista, homofóbico e xenófobo. Não estou generalizando. Mas essas pessoas existem. Infelizmente. Aí quando elas estão em frente a um computador elas se sentem no direito de dizer essas coisas. Todo mundo tem o direito de discordar dos meus posicionamentos políticos. Mas a minha formação faz com que eu me posicione. E eu não vou parar. Mas desejar que eu seja estuprada. Desejar que a minha mãe morra, comemorar porque eu não peguei uma semifinal por cinco centésimos, acho isso covardia. Falta de caráter. E isso não se faz com ninguém – completou.
Antes do desabafo, Joanna postou uma mensagem em sua conta no Facebook avisando que iria processar todos os que a xingaram. E que o dinheiro seria revertido para entidades que combatem a pedofilia.
– Quando entrei na minha fan page eu não sabia que a coisa estava tão pesada. Eu não sou uma super mulher. Então a coisa mexeu comigo, óbvio. Eu demorei para dormir e quando acordei fiquei pensando muito sobre isso.
Joanna não conseguiu pegar uma semifinal nas três provas que disputou no Rio. Mas não usou os problemas enfrentados como desculpa para os seus resultados.
– Não acho que tenha feito efeito. Nadei mal e ponto final. A culpa é minha. Travei no final. Não estou usando isso para justificar.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário