sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Bento Fernandes – Professor Jacob Costa é homenageado por alunos do IESM-JC

prof-jacob-bento-fernandes.jpg
Jacob Costa, 36 anos, pedagogo professor de graduação e pós-graduação, foi o docente escolhido por uma turma do curso de pedagogia do INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO -IESM – João Câmara, para ser homenageado durante aula da saudade.
O professor é filho da cidade de Bento Fernandes, da família de agricultores, concluiu o ensino médio na rede pública, foi educador em Bento Fernandes onde deixou seu legado, mesmo que muito jovem; hoje é um educador reconhecido por sua inteligência e prestatividade. Professor do município de Parnamirim e Assistente técnico do Detran-RN, Jacob possui um currículo estimado.
Para os novos docentes que concluíram o curso de pedagogia, Jacob deixou a seguinte mensagem, que emocionou a todos os presentes.
“De tudo que aconteceu em nossos encontros: seminários, teorias, trabalhos, construções e desconstruções. Guardo três grandes verdades que quero nessa noite compartilhar. 
Willian Arthur diz que o professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira. 
Vejam então que contar uma estória ou um fato qualquer um pode fazer. Explicar um acontecimento ou um fato também é possível fazer. Demonstrar alguém, um objeto ou uma coisa é perfeitamente possível qualquer um fazer. Mas, inspirar não é pra qualquer um. É preciso tocar o coração ser significativo para a vida. É ir além de palavras ou paredes, tem que fazer a diferença. 
Vygotsky diz que nós nos tornamos nós mesmos através dos outros. Esse poderia ser a máxima da Educação, na verdade essa pode ser a máxima do ser humano. Pois, todas as nossas relações, experiências e vivências são construídas e se tornam concretas quando nos relacionamos. 
Vejam que as melhores coisas da vida são feitas em grupo: nossa concepção, nossa escola, nossos amigos, nossa família, nossas refeições, nos amores, nossa comunidade, e as demais coisas.
Piaget diz que a principal meta da Educação é criar homens que sejam capazes de criar coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. É criar homens que sejam criadores, inventores, descobridores e transformadores. 
Percebam que o nosso trabalho como professores tem a capacidade de criar, criar possibilidades, criar sonhos, criar projetos, criar identidades, criar valores; de criar homens e mulheres de bem e para o bem.
Portanto, o meu desejo é que todos vocês sejam professores inspiradores. Que cada aula de vocês ministrarem seja um bálsamo de cores e sabores capaz de alimentar as esperanças de seus alunos e produzir vidas. Que vocês permitam construir os outros através do conhecimento, do gesto, da verdade e da dignidade; e que vocês se deixem construir pelo que o outro tem pra te oferecer. Que vocês sejam professores criadores, pois criar é transformar e transformar é viver.
PARABÉNS, 
SEJAM BEM VINDOS.” (Jacob Costa)

Assessoria Bento Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário