domingo, 1 de abril de 2018

G1: Venda de galinha caipira e ovos pelo WhatsApp


Poderia ser qualquer mensagem de bom dia, mas na fazenda São José, em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, quando o telefone toca é sinal de encomenda. E, se tem consumidor querendo provar uma galinha caipira no almoço, tem empreendedor disposto a entregar o produto em casa. E a ideia é justamente essa: usar o WhatsApp para vender galinhas e ovos de galinha caipira pelo celular.
Na fazenda, são atualmente quase 100 aves da raça Isa Label. O foco é a produção de ovos caipiras, mas dependendo da encomenda, já a partir do sexto mês de vida algumas galinhas já vão para o abate.
As dicas de manejo da galinha caipira foram importantes para o projeto. Gabriel, o idealizador, trabalha como psicólogo na cidade. Ele resolveu investir também na atividade que vivenciava de forma recreativa na fazenda da família. Agora, toda semana, ele acompanha de perto o serviço. Um funcionário da fazenda é quem faz as entregas, sempre seguindo as orientações técnicas que recebeu.
O projeto começou a ganhar forma em setembro do ano passado, quando a estrutura foi montada. Na fazenda São José são 300m². As aves têm acesso a um galpão com água, ração e poleiros. E também tem um espaço de pastejo. Nele, o capim é aguado diariamente. É ele que recobre a área e garante nutrientes para as aves a qualquer hora.
Já a alimentação no aviário é servida pela manhã e à tarde, variando conforme a fase de desenvolvimento. A ração é sempre de base vegetal.
Por semana, a fazenda produz cerca de 250 ovos. E, para vender, Gabriel conta com uma aliada importante: a tecnologia.
G 1 (RN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário