segunda-feira, 2 de abril de 2018

Grávida de quadrigêmeos aguarda parto em hospital de referência no RN, mas faltam vagas de UTI neonatal



Quando descobriu que estava grávida de quadrigêmeos, a dona de casa Maria Aldenir Silva sofreu um susto. O marido dela, o servidor público Sérgio Júnior, também. Foram dias de preocupação com a gravidez de risco. Mas o temor se agravou por causa da falta de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) neonatal que possam ajudar os bebês após o nascimento deles.
O casal mora em São Vicente, na região central potiguar e aguarda o nascimento de três meninas e um menino. Maria está com 28 semenas e cinco dias de gestação.
A maternidade diz que já pediu ajuda a outros hospitais que têm UTI Neonatal, mas não há vagas disponíveis. Existe um plano “B” para resolver a situação, caso as vagas não surjam até o nascimento das crianças. “Iremos fechar uma sala cirúrgica e fazer um UTI improvisada”, explicou a diretora da maternidade, Maria da Guia.
A Secretaria Estadual de Saúde informou que o estado conta atualmente com 126 leitos de UTI Neonatal, sendo 91 no SUS. Outros dez leitos serão abertos até o fim do mês no Hospital Regional Mariano Coelho, em Currais Novos, na região Seridó potiguar.
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário