O
site Consultor Jurídico noticiou que, apesar da desinformação e da
reputação negativa, é necessário reconhecer que o chamado marketing
multinível não é uma prática ilegal. A observação é da advogada Sylvia
Urquiza, especialista em Direito Penal Empresarial do escritório
Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados.
Urquiza observa que é necessário não confundir marketing multinível
com o crime que é conhecido, no mercado, como pirâmide financeira. O
primeiro é um modelo de negócios que premia com bônus agentes que ajudam
a promover certos bens de consumo e serviços, em alternativa aos
investimentos tradicionais em publicidade.
A advogada lembra que, enquanto o primeiro “não configura ilícito
penal por si só”, as práticas de pirâmide financeira são crime e podem
ser disfarçadas de marketing multinível. Também conhecido como marketing
em rede, o “multinível” estabelece um modelo de negócios baseado no
recrutamento de agentes ou “distribuidores”, que, além de indicarem
produtos, podem ainda sugerir outros distribuidores, criando assim um
sistema de escoamento de produtos e negócios
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