sexta-feira, 19 de abril de 2013

Nota de Esclarecimento: Prefeitura de Poço Branco posiciona-se acerca da versão do Coordenador do SINTE

O prefeito de Poço Branco, Maurício Menezes, divulgou nota através de sua assessoria de comunicação esclarecendo o incidente ocorrido ontem(18) entre ele e o coordenador geral do Sinte-RN, professor José Teixeira  quando este fazia mobilização da categoria para greve nacional da Educação Pública. Confira:
Sobre afirmações feitas pelo Sr. José Teixeira - membro do SINTE/RN, a Prefeitura de Poço Branco tem a esclarecer:
Em Poço Branco, nessa quinta-feira - 18 de Abril, o Sr. José Teixeira esteve visitando as escolas municipais no horário em que as aulas estavam sendo ministradas, convocando professores para a paralisação nacional a ser realizada nos dias 23, 24 e 25 de Abril. Após visita na Escola Municipal Aluisio Alves, o Sr. José Teixeira se dirigiu à Escola Municipal Raimundo Rosa que naquele momento estava com 600 crianças, de 4 à 10 anos de idade, em salas de aula. 
Em uma atitude que a Prefeitura considera arbitraria e não condizente com a função de dirigente do sindicato, o Sr. José Texeira não atendeu o apelo da Diretora da Escola Municipal Raimundo Rosa, que gentilmente solicitou a não interrupção das aulas e que o SINTE/RN aguardasse o intervalo ou termino das atividades para mobilizar os professores municipais. Infelizmente, o Sr. José Texeira não compreendeu os apelos da escola e afirmou que iria prosseguir mesmo assim.
A diretora, aflita com a possibilidade de não ter como conter pequenas crianças de 4, 5 e 6 anos de idade sem os educadores, intercedeu para que a secretária municipal de educação, a Sra Dinalva Menezes, conversasse com o Sr. José Texeira por telefone, o que também foi em vão. A secretária recebeu gritos e a afirmação que o Sindicato daria procedência ao ato, pois o seu dirigente não teria outro horário para passar nessa Escola.
Sem ter mais a quem recorrer, a secretária municipal comunicou ao Prefeito Mauricio Menezes o que estava acontecendo, esse, tomando ciência da gravidade e imprudência do ato, foi pessoalmente ao prédio da escola e solicitou que o ato do sindicato não continuasse. Com a resistência do Sr. José Texeira, em gritar com o gestor municipal e justificar que o horário disponível para tal finalidade era aquele e não haveria outro, o Prefeito Mauricio exigiu que ele deixasse as instalações da Escola, caso contrário, convocaria a guarda do município para garantir que aulas e as crianças não fossem prejudicadas naquele dia.
Essa nota esclarece que não houve agressão, insultos ou ameaças por parte do Prefeito. Houve sim, o uso da autoridade que lhe cabe para defender que os pequenos alunos não fossem prejudicados por um ato impensado do dirigente do SINTE/RN. Por essa razão, o Prefeito Municipal prestou um boletim de ocorrência se resguardando do ocorrido.
Ainda em tempo, a Prefeitura compreende as razões para a paralisação nacional e defende a realização de toda e qualquer manifestação, desde que, não coloque em risco as crianças que estão sob os cuidados e responsabilidade da Prefeitura de Poço Branco na ausência de seus pais.
Outro sim, informamos que a Secretaria Municipal de Educação é tranquila quanto aos direitos dos profissionais da área, visto todas as conquistas alcançadas pela classe de educadores do município, são exercidos na atual gestão municipal, bem como o piso salarial Nacional e o plano de cargos e salários elaborado com os próprios professores, ambos créditados nos vencimentos dos servidores de forma eficiente, como lhes é de direito. 
Sem mais para o momento, a Prefeitura Municipal de Poço Branco se coloca à disposição para qualquer esclarecimento,
LEONARDO W. SOUZA - COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário